Palmeiras lucrou R$ 3,6 milhões na estreia do novo estádio
Inauguração da arena mostrou que ela deve ajudar a equipe a se reerguer: com receitas maiores, clube poderá realizar temporadas menos dramáticas no futuro
O valor arrecado pelo clube na quarta é praticamente o que o Palmeiras conseguiu em todos os seus outros dezessete jogos como mandante no Brasileirão
Dentro de campo, foi um vexame a inauguração da nova casa do Palmeiras. A derrota por 2 a 0 para o Sport agravou a situação da equipe no Campeonato Brasileiro. Na parte financeira, porém, a diretoria só tem motivos para sorrir. A receita que o clube obteve no primeiro jogo no moderno estádio comprova que a arena pode se tornar uma importante fonte de renda – e, assim, ajudar o Palmeiras a fazer campanhas menos desastrosas no futuro. De acordo com o borderô da partida, que deve ser divulgado publicamente nesta sexta-feira, a receita líquida do Palmeiras foi de 3.623.234,67 reais. O valor é bem acima do normal. Para efeito de comparação, nos últimos dois jogos da equipe no Pacaembu, o valor foi uma pequena fração disso. Contra o Atlético-MG, a receita foi de 262.291,40 reais. No clássico diante do Corinthians, só 196.375,99 reais foram para os cofres do clube.
Na comparação com a inauguração do Itaquerão, casa do Corinthians, o Palmeiras saiu ganhando. Diante do Figueirense, no dia 18 de maio, o rival levou 36.123 torcedores à sua nova casa, com renda bruta de 3.029.801,70 reais e líquida de 2.379.914,22 reais. Diante do Sport, o Allianz Parque atraiu um público total de 35.939 pagantes, propiciando ao Palmeiras uma renda bruta de 4.915.885 reais. As despesas declaradas pelo clube foram de 1.292.650,33 reais, que incluem 5% da renda bruta para a Federação Paulista de Futebol (FPF), mais 5% de INSS, policiamento e arbitragem, entre outros. O valor arrecadado pelo clube é praticamente o que o Palmeiras conseguiu em todos os seus outros dezessete jogos como mandante no Brasileirão. No total, o lucro foi de 3.688.896 reais, apenas 65.661,33 reais a mais do que o clube faturou no jogo da última quarta.
Como o próprio clube admite, alguns aspectos ainda precisam ser melhorados. Os pontos cegos da arena, por exemplo, provocaram muita reclamação dos torcedores. Houve problemas de sinalização para indicar as entradas aos torcedores e falhas no sistema de comunicação do novo estádio. A promessa era de que todos os torcedores dentro do estádio teriam wi-fi gratuito, mas o sinal não funcionou na maior parte do tempo. O sinal de telefonia celular também não foi dos melhores – apenas aparelhos que tinham a tecnologia 4G conseguiram completar as ligações, mas mesmo assim houve problemas. A WTorre sugeriu ao Palmeiras que fosse contratada uma empresa terceirizada para fazer a operação da comunicação do jogo, mas o clube não quis. A construtora fará uma vistoria no estádio nesta sexta na arena para saber se houve algum estrago. Em uma observação inicial, nenhuma cadeira foi quebrada – irritado com o fiasco na estreia, um torcedor tentou danificar uma delas e foi impedido por outros palmeirenses.