Oito torcedores do Leicester são condenados à prisão em Madri
Grupo que entrou em confronto com polícia espanhola após causar desordem pública recebeu quatro meses de pena
Oito torcedores do Leicester City foram condenados a quatro meses de reclusão por um tribunal de Madri, após serem detidos na terça-feira por causarem desordem pública na Plaza Mayor, na capital espanhola, quando se preparavam para acompanhar a partida de ida das quartas de final da Liga dos Campeões, entre os ingleses e o Atlético de Madri, vencida por 1 a 0 pela equipe da casa.
Seis deles também foram condenados a outros quatro meses de cárcere por desacato às autoridades, totalizando oito meses de prisão. Dentro do grupo de detidos, alguns serão obrigados a pagar indenização aos policiais madrilenhos, depois de cometerem delitos leves de maus-tratos ou lesões contra os agentes.
Os detidos poderão evitar a prisão por meio do pagamento de multa, cada uma de valor individual, retornando assim aos seus países. O período curto na detenção se deu após os envolvidos admitirem a participação nos confrontos, reduzindo-o em um terço de seu tempo.
Os incidentes que motivaram as prisões envolveram um grupo de cerca de 70 torcedores do Leicester, que entraram em confronto com a polícia espanhola. Alguns humilhavam mendigos nas ruas da praça atirando moedas, enquanto outro entoavam gritos de “Gibraltar é nosso”, referindo-se ao território britânico cuja Espanha tenta reivindicar soberania.
(Com EFE)