Novo técnico do brasileiro, Jorge Jesus já questionou foco de Neymar
Em 2019, técnico português disse que o craque precisava priorizar sua "paixão e prazer pelo jogo"; Al-Hilal terá trio de ataque brasileiro
Em sua nova aventura pelo futebol saudita, Neymar, anunciado nesta terça-feira, 15, como reforço do Al-Hilal, terá como comandante um velho conhecido dos brasileiros: o técnico português Jorge Jesus. Há quatro anos, quando era comandante do Flamengo, o técnico lusitano teceu elogios ao craque brasileiro, mas questionou o seu foco na profissão.
Em entrevista ao SporTV em 2019, Jorge Jesus foi questionado sobre sua lista de melhores jogadores do mundo (elegeu o compatriota Cristiano Ronaldo) e de todos os tempos (citou Pelé, Johan Cruyff e Maradona), e fez uma ressalva sobre Neymar.
“Neymar poderia com certeza [ser um dos melhores], mas não está [na lista] e, se continuar assim, não vai estar. Precisa trocar o chip para ser uma lenda. Olhar para a paixão e o prazer pelo jogo e a paixão e o prazer pelas coisas fora do jogo e entender qual é a mais importante delas”, afirmou Jesus na ocasião.
No Al-Hilal, clube mais popular da Arábia Saudita, pelo qual já havia trabalhado entre 2018 e 2019, Jorge Jesus terá à disposição um trio de ataque totalmente brasileiro: antes de Neymar, já estavam no time o ponta Michael, com quem o português trabalhou brevemente no Flamengo, além do recém-chegado Malcom, ex-Zenit, que marcou três gols em sua estreia na liga saudita.
Neymar deixou o PSG após seis anos e se tornou o transação mais cara da nova potência financeira do futebol mundial: 90 milhões de euros (490,3 milhões de reais), podendo chegar a 100 milhões de euros (544,8 milhões de reais) com variáveis. Aos 31 anos, o jogador receberá aproximadamente 160 milhões de euros (871,7 milhões de reais) por temporada com um vínculo de dois anos.
“I’m here, in Saudi Arabia. I’m Hilal (Estou aqui na Arábia Saudita. Eu sou Hilal, em tradução livre para o português)”, disse o atacante.
— Placar (@placar) August 15, 2023