Nova Vila: conheça a arena do Santos, que terá homenagem até para Gabigol
Construção do novo estádio, que terá capacidade para 30.108 torcedores, está prevista para começar no segundo semestre de 2023
Sonho antigo do Santos e aprovada no fim do ano passado pelos sócios, a reforma da Vila Belmiro sairá do papel. O novo estádio terá capacidade para 30.108 pessoas, quatro níveis de arquibancada, expansão de lojas comerciais e homenagens a ídolos do clube, principalmente a Pelé, mas resguardando a estética tradicional do alçapão.
O projeto foi aprovado pelo Conselho Deliberativo dos Santos e também pelos sócios, recebendo 97% de votos favoráveis na assembleia, o projeto está em fase de acertos burocráticos. A previsão é que as obras iniciem no segundo semestre de 2023.
Imagens representativas na parte superior da arena irão homenagear ídolos e ex-jogadores do Peixe, com destaque para Pelé. O Rei do Futebol, multicampeão pelo clube e seleção brasileira, será lembrado com fotos que mostram o jogador fazendo a clássica jogada de bicicleta e o gesto de ‘’soco no ar’’.
Também serão homenageados Neymar e Paulo Henrique Ganso, campeões da Copa do Brasil e da Libertadores em 2011, Kleber Pereira, um dos responsáveis por evitar o rebaixamento no Brasileiro em 2008, e até Gabigol, revelado pelo clube, hoje ídolo do Flamengo.
A nova Vila Belmiro terá quatro níveis de setores: Arquibancada, Deck Premium, Camarote e Arquibancada Superior, com capacidade para 30.108 torcedores (atualmente o estádio comporta cerca de 16.000). Mantendo a tradição, a arena será construída nas cores branca e preta, com detalhes em dourado.
Outro destaques do projeto é a permanência da estética – e do clima – alçapão, marca tradicional da histórica do Peixe, e a cobertura quase que total dos setores da arquibancada.
Em comunicado, o arquiteto responsável pela assinatura do projeto, Luiz Volpato explicou a inspiração. “O projeto busca contribuir fortemente para os sentimentos de identidade e autoestima de seus usuários. Aliamos modernidade e tecnologia para reavivar a marcante trajetória do clube, além de oportunizar a sustentação para investidores”, disse.
A arena será construída em uma área de 71.690,46 m² e terá 27 lojas internas e 36 lojas externas e estacionamento para 576 veículos. Os acessos para o local serão nas quatro esquinas do quarteirão.