Publicidade
Publicidade

NBA fecha parceria com a liga brasileira de basquete

Liga americana vai gerir comercialmente a brasileira e pretende aumentar sua popularidade no Brasil. Valores e a duração do contrato não foram divulgados

“Agora temos como parceiros a Rede Globo e a NBA. Se não pudermos devolver ao basquete a condição de segundo esporte preferido dos brasileiros, será por incompetência nossa”, declarou Kouros Monadjemi, diretor de relações institucionais da LNB

A NBA e a Liga Nacional de Basquete anunciaram nesta quinta-feira uma parceria para gerir comercialmente o NBB (Novo Basquete Brasil) e ao mesmo tempo aumentar o interesse da liga americana no mercado brasileiro. Os valores e a duração do contrato não foram divulgados.

Publicidade

Arnon de Mello, diretor executivo da NBA no Brasil, listou uma série de motivos que levaram a liga a investir no país. “A NBA realizou ações que demonstraram o imenso potencial do mercado brasileiros. A quantidade de jogos da NBA transmitidos pela TV triplicou. O Brasil é o quinto país em número de assinantes do league pass (transmissão de jogos da NBA pela internet) e é o país em que a NBA mais cresce nas mídias sociais.”

Leia também:

LeBron, Varejão e marketing poderoso: a NBA invade o RJ

Continua após a publicidade

Craques da NBA se despedem do Brasil já querendo voltar

Em noite de Varejão, LeBron se poupa, mas Cavs vencem​

NBA no Rio: anfitrião da festa, o carismático Varejão brilha

Jason Cahill, o chefe do departamento estratégico e financeiro da NBA, também falou, em português, com entusiasmo sobre a nova parceria. “Temos uma visão estratégica de longo prazo e esperamos ser um parceiro valioso para incrementar o marketing, a apresentação de jogos, desenvolver a parte de entretenimento e administração do NBB. O NBB tem tudo para se tornar um dos maiores campeonatos profissionais do mundo. O Brasil tem um histórico excelente na modalidade e não podemos esperar para começar a fazer desde já parte de seu futuro.”

Publicidade

“Em 2008, se alguém me dissesse para criar uma liga nacional para futuramente ter uma parceria com a NBA, eu o chamaria de louco”, disse o presidente da LNB, Cássio Roque. Kouros Monadjemi, diretor de relações institucionais da LNB, tem um objetivo ambicioso. “Agora temos como parceiros a Rede Globo e a NBA. Se não pudermos devolver ao basquete a condição de segundo esporte preferido dos brasileiros, será por incompetência nossa.” No entanto, o anúncio da parceria ocorre num momento delicado da Liga Nacional de Basquete, que perdeu patrocinadores do porte da Caixa Econômica Federal e da Eletrobras.

Segundo Monadjemi, estão previstos intercâmbio de treinadores, preparadores físicos, excursões de pré-temporada de astros e equipes da NBA pelo Brasil. E também há o projeto de cessão de atletas da NBA Development League para equipes do NBB. Monadjemi disse ainda que olheiros de nove franquias da NBA estarão em jogos da Liga de Desenvolvimento de Basquete do NBB. Nos últimos dois anos, foram realizados eventos do NBA Global Games no Rio de Janeiro e em em outubro o Flamengo jogou amistosos contra equipes da liga americana nos Estados Unidos.

Continua após a publicidade

Publicidade
Publicidade