Na última lista da seleção antes da Copa, vagas em aberto
Felipão pode surpreender com novos convocados para amistoso na terça-feira
No meio, assim como no ataque, também há dúvidas – mas, no caso dos armadores, a incerteza é provocada pelo grande número de opções disponíveis
No fim do ano passado, depois de uma temporada em que fez a seleção brasileira recuperar seu prestígio e sua força, o técnico Luiz Felipe Scolari dava pistas de que o último amistoso antes da convocação para a Copa do Mundo, em 5 de março, em Johannesburgo, contra a África do Sul, não teria grandes novidades nem experiências com atletas que não têm sido chamados por ele. As circunstâncias, porém, levaram Felipão a abrir espaço para algumas possíveis surpresas na terça-feira, quando ele anuncia os nomes escolhidos para esse teste decisivo. A divulgação dos convocados, ao meio-dia (de Brasília), no Rio de Janeiro, está bem menos previsível do que se pensava há algumas semanas. E a chance de alguma grande “zebra” de última hora, algo em que poucos apostavam antes, é real.
Leia também:
Júlio César pegará ritmo para Copa jogando no… Canadá
Felipão diz que próxima convocação pode ter novidades
Os craques que você tem de ver ao vivo na Copa no Brasil
Anote na agenda: os jogos imperdíveis da fase de grupos
A grande incógnita para terça-feira é o ataque. Felipão parecia absolutamente satisfeito com o titular Fred e o reserva Jô. O centroavante do Fluminense, porém, segue enfrentando seu calvário de contusões. E o goleador do Atlético-MG está longe de sua melhor forma. Para complicar ainda mais a situação, algumas das outras opções já testadas por Felipão, como Leandro Damião (só um jogo disputado desde que chegou ao Santos), Alexandre Pato (transferido ao São Paulo e fora de ação no campeonato estadual) e Luís Fabiano (poupado no fim de semana por motivos físicos), também não parecem ser boas soluções. Para alguns, é possível até que Felipão surpreenda com alguma aposta ousada, como Hernane (Flamengo) ou Walter (Fluminense).
No meio, assim como no ataque, também há dúvidas – mas, no caso dos armadores, a incerteza é provocada pelo grande número de opções disponíveis. Além de Oscar, titular absoluto e em ótimo momento no Chelsea, Felipão pode listar nomes como Kaká (em recuperação no Milan), Willian (em alta no Chelsea) e Philippe Coutinho (em excelente fase no Liverpool). Quase ninguém acredita no retorno de Ronaldinho Gaúcho, ainda mais depois do fracasso do Atlético no Mundial. Entre os volantes, Paulinho, Ramires, Hernanes e Luiz Gustavo agradam muito a Felipão, mas a ascensão de Fernandinho, do Manchester City, pode levar Felipão a testá-lo em Johannesburgo. Na zaga, além dos já garantidos Thiago Silva, David Luiz e Dante, brigam pela última vaga Marquinhos, Dedé, Réver e Henrique.