Washington Olivetto morreu neste domingo, 13, aos 73 anos, em decorrência de complicações após uma cirurgia de pulmão. O publicitário, um dos criadores do movimento Democracia Corinthiana, estava internado há quatro meses no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro.
Com uma trajetória marcada por sucesso, Olivetto conquistou mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes. Nos anos 1980, fundou a agência WBrasil, atualmente chamada de W/McCann.
Apaixonado pelo Corinthians, ele dedicou parte de sua carreira ao futebol. Washington foi vice-presidente de marketing do clube e um dos idealizadores do movimento Democracia Corinthiana, que marcou os anos 1980 na luta contra a Ditadura Militar.
Curiosamente, Olivetto morreu em um dia marcante para os torcedores do Corinthians: 13 de outubro. Foi nessa data que, em 1977, o Timão saiu de uma fila de 23 anos, ao vencer a Ponte Preta e conquistar o Campeonato Paulista daquele ano.
Sobre o Timão, escreveu livros como “Corinthians x Outros” e “Corinthians – É Preto no Branco”, este último em parceria com Nirlando Beirão. Em 2013, recebeu uma homenagem especial no Carnaval, quando a escola de samba Gaviões da Fiel celebrou sua contribuição à publicidade.
Olivetto também foi o criador do “garoto Bombril”, interpretado por Carlos Moreno de 1978 a 2004 e novamente em períodos posteriores. O personagem estrelou cerca de 400 comerciais, garantindo a entrada no Guinnes Book como o garoto-propaganda que mais tempo ficou no ar vendendo um mesmo produto.
Em nota oficial, o Corinthians lamentou a morte do publicitário. Confira:
O Sport Club Corinthians Paulista lamenta o falecimento do publicitário Washington Olivetto, aos 73 anos, que aconteceu na tarde deste domingo (13). Um dos ícones da publicidade, herdou a paixão pelo Corinthians de seu tio Armando.
Olivetto foi vice-presidente de Marketing do Clube e além de ser um dos fundadores do movimento Democracia Corinthians. Autor dos livros “Corinthians x Outros” e “Corinthians – É Preto no Branco”.
O Corinthians se solidariza com a família nesse momento de dor.
Washington Olivetto na PLACAR
Grande publicitário da história do Brasil, Washington Olivetto já figurou em diversas páginas da PLACAR. Durante o período em que esteve na equipe de marketing alvinegra, concedeu entrevistas e planejou como trabalhar a imagem do clube e do ídolo Sócrates.







