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Morre Washington Olivetto, criador da Democracia Corinthiana

Aos 73 anos, publicitário idealizador de propagandas históricas lutava contra problemas pulmonares e estava internado no Rio de Janeiro

Washington Olivetto morreu neste domingo, 13, aos 73 anos, em decorrência de complicações após uma cirurgia de pulmão. O publicitário, um dos criadores do movimento Democracia Corinthiana, estava internado há quatro meses no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro.

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Com uma trajetória marcada por sucesso, Olivetto conquistou mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes. Nos anos 1980, fundou a agência WBrasil, atualmente chamada de W/McCann.

Apaixonado pelo Corinthians, ele dedicou parte de sua carreira ao futebol. Washington foi vice-presidente de marketing do clube e um dos idealizadores do movimento Democracia Corinthiana, que marcou os anos 1980 na luta contra a Ditadura Militar.

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Curiosamente, Olivetto morreu em um dia marcante para os torcedores do Corinthians: 13 de outubro. Foi nessa data que, em 1977, o Timão saiu de uma fila de 23 anos, ao vencer a Ponte Preta e conquistar o Campeonato Paulista daquele ano.

Sobre o Timão, escreveu livros como “Corinthians x Outros” e “Corinthians – É Preto no Branco”, este último em parceria com Nirlando Beirão. Em 2013, recebeu uma homenagem especial no Carnaval, quando a escola de samba Gaviões da Fiel celebrou sua contribuição à publicidade.

Olivetto também foi o criador do “garoto Bombril”, interpretado por Carlos Moreno de 1978 a 2004 e novamente em períodos posteriores. O personagem estrelou cerca de 400 comerciais, garantindo a entrada no Guinnes Book como o garoto-propaganda que mais tempo ficou no ar vendendo um mesmo produto.

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Em nota oficial, o Corinthians lamentou a morte do publicitário. Confira:

O Sport Club Corinthians Paulista lamenta o falecimento do publicitário Washington Olivetto, aos 73 anos, que aconteceu na tarde deste domingo (13). Um dos ícones da publicidade, herdou a paixão pelo Corinthians de seu tio Armando.

Olivetto foi vice-presidente de Marketing do Clube e além de ser um dos fundadores do movimento Democracia Corinthians. Autor dos livros “Corinthians x Outros” e “Corinthians – É Preto no Branco”.

O Corinthians se solidariza com a família nesse momento de dor.

Washington Olivetto na PLACAR

Grande publicitário da história do Brasil, Washington Olivetto já figurou em diversas páginas da PLACAR. Durante o período em que esteve na equipe de marketing alvinegra, concedeu entrevistas e planejou como trabalhar a imagem do clube e do ídolo Sócrates.

Na edição 643, publicada em 17 de setembro de 1982, Washington aparece como “homem-forte” na valorização de Magrão. O profissional da comunicação ainda fala sobre ideias de valorização do atleta e aparece em icônica arte da gestão do presidente Adilson Monteiro Alves.

Anúncio com foto do publicitário Washington Olivetto, convidando os torcedores do Corinthians a enviarem ideias para o marketing do time - PLACAR
Anúncio com foto do publicitário Washington Olivetto, convidando os torcedores do Corinthians a enviarem ideias para o marketing do time – PLACAR

“Acho que ele está entre os cinco maiores jogadores do mundo, tecnicamente. Com a vantagem de ter um tipo físico, um design, que favorece a divulgação de sua imagem: alto, longilíneo, diferenciado. Além disso, tem um nível cultural especialíssimo, que o distingue dos demais”, falou à reportagem.

Olivetto também apareceu em outras oportunidades ao lado de Adilson Monteiro Alves e Francesc Petit, renomado publicitário nascido na Espanha e de carreira no Brasil. Em março de 1985, Washington foi um dos nomes da chapa da situação.

Partiu do trabalho de Washington Olivetto a tentativa de mudar a opinião pública acerca do estilo de Adilson, que utilizava volumosa barba. Trabalhando o mascote Mosqueteiro, do Corinthians, ele criou o slogan “Pelas barbas do Mosqueteiro, presidente Adilson Monteiro.”

Washington Olivetto, na PLACAR, em 1985 - PLACAR
Washington Olivetto, na PLACAR, em 1985 – PLACAR

Outro marcante momento do publicitário na história da revista foi na tentativa de segurar Sócrates no Brasil. Em meio a muita procura do exterior, o Corinthians tentou elaborar maneiras de manter seu craque, contando com o trabalho de Olivetto, que detalhou as estratégias à PLACAR no S.O.S Sócrates.

“Há dois tipos de patrocinadores do esporte: o que busca retorno imediato e o mecenas, que faz mais por prazer. No caso de Sócrates, temos que conciliar ambos os tipos, num máximo de quatro empresas para não desgastá-lo demais”, disse Olivetto, meses antes de Magrão tomar a decisão de trocar o Timão pela Fiorentina.

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