Publicidade
Publicidade

Moda no futebol: as loucuras dos anos 90 vão voltar

Alguns uniformes e até a bola da Copa de 2018 serão “releituras” de modelos icônicos de décadas passadas

O saudosismo venceu. As décadas de 80 e 90 deixaram grandes lembranças – tanto que mereceram edições especiais de PLACAR em 2017 –, seja pela personalidade e categoria de seus craques como por aspectos mais pitorescos, como os uniformes coloridos e com formas geométricas malucas. Para quem é fã das camisas deste tipo, uma ótima notícia: na Copa do Mundo de 2018, alguns uniformes farão “releituras” de modelos históricos, especialmente da década de 90.

Publicidade

O site britânico Footy Headlines informa que a Adidas vestirá suas seleções, como Alemanha, Argentina, Bélgica e Espanha com modelos bem semelhantes aos de Copas passadas. Esta tendência já pôde ser vista no Jogo das Estrelas da Major League Soccer (MLS), a principal liga dos Estados Unidos, na última quarta. Vestindo uma camisa estrelada, muito parecida à da seleção americana na Copa de 1994, a equipe de estrela da liga, empatou em 1 a 1 com o Real Madrid e foi derrotada nos pênaltis.

View this post on Instagram

Great shot, better save.

A post shared by Major League Soccer (@mls) on

View this post on Instagram

👀👋⚽️ #MLSAllStar

A post shared by Major League Soccer (@mls) on

Continua após a publicidade

O uniforme de goleiro, com “grades” em amarelo e vermelho, é ainda mais parecido ao utilizado por seleções como Bulgária, Suécia e Alemanha no Mundial dos EUA, em 1994. Segundo o Footy Headlines, já se sabe a camisa da seleção alemã fará referência ao uniforme da Copa de 1990 e que a Espanha se inspirará no modelo de 1994, entre outras novidades.

Publicidade

Apenas uma das camisas já teve sua imagem vazada: a do México, que na década de 90 não era patrocinada pela fornecedora alemã, mas reutilizará um desenho com três faixas na diagonal, bastante usado pela marca naquele período.

View this post on Instagram

¡Yo❤️ 🇲🇽 !

A post shared by Finn Wolfhard (@finnwolfhardofficial) on

Ao que tudo indica, a bola da Copa também fará referência ao passado. Na quinta-feira, o site Only Ball In Game vazou a imagem da Telstar 18, provável bola da Adidas para o Mundial na Rússia. A bola é uma espécie de releitura da histórica Telstar, primeira bola “oficial” de uma Copa do Mundo, também produzida pela marca alemã, em 1970, em competição vencida pela seleção brasileira, no México. Nas últimas edições, as bolas tiveram nomes relacionados aos países-sede (em 2014, foi batizada de Brazuca e em 2010 de Janulani).

Ainda não se sabe se as camisas de outras marcas (como a da seleção brasileira, da Nike) também farão referências a modelos antigos.

Publicidade
A bola Telstar da Adidas
A Telstar 18, uma releitura da Telstar de 1970, eternizada por Pelé, Carlos Alberto e companhia no tricampeonato Foto/Reprodução
Continua após a publicidade

Publicidade