Publicidade
Publicidade

Memória: Zebras? 5 conquistas inusitadas, mas incontestáveis

 Antes do Leicester City, outros times alteraram a lógica de campeonatos tradicionais

Causou comoção no mês de fevereiro a demissão do treinador Claudio Ranieri pelo Leicester City, da Inglaterra. Pareceria algo comum pelo fato de o time estar lutando contra o rebaixamento, mas na temporada anterior o italiano era celebrado como comandante do incrível título nacional, um feito histórico pela simplicidade do clube diante dos milionários e tradicionais adversários.

Publicidade

A volta do Leicester à sua realidade de coadjuvante até justifica o carimbo de zebra, mas aquele momento único não resultou de mera sorte. Foi uma campanha sólida, que resultou em uma conquista merecida, assim como as de outros campeões inusitados do futebol. Vamos a alguns deles:

Guarani, Brasileirão de 1978

Publicidade

Conquistou 75% dos pontos disputados. O segredo do Bugre foi o entrosamento, com um trio de meio de campo de nível de seleção brasileira (Zé Carlos, Renato e Zenon) e a revelação Careca no ataque. Passou invicto pelo Vasco de Roberto Dinamite na semifinal e pelo Palmeiras de Jorge Mendonça na decisão. (foto: Ronaldo Kotscho/Dedoc)

Criciúma, Copa do Brasil de 1991

Treinado por Luiz Felipe Scolari, o time catarinense fez uma campanha sem derrotas (seis vitórias e quatro empates), superando Atlético-MG, Goiás (vice da edição anterior) e o “copeiro” Grêmio na final. A boa fase durou até o ano seguinte, quando o Criciúma chegou às quartas da Libertadores da América. (foto: Dedoc)

Grécia, Eurocopa de 2004

Continua após a publicidade

Primeiro, venceu seu grupo nas Eliminatórias, empurrando a Espanha para a repescagem. Na Euro, ficaram pelo caminho novamente os espanhóis (primeira fase), a França (quartas) e a República Tcheca (semifinal), até então a grande sensação do torneio. Para não restarem dúvidas, os gregos venceram o anfitrião Portugal, de Luís Figo e Cristiano Ronaldo, duas vezes (na fase de grupos e na decisão). (foto: Liewig Christian/Corbis/Getty Images)

Publicidade

Once Caldas, Libertadores de 2004

A equipe colombiana, liderada pelo goleiro Henao (uma espécie de novo Higuita), perdeu apenas uma vez em 14 partidas na competição. Nos jogos do mata-mata, passou invicta pelo Santos de Diego e Robinho, pelo São Paulo de Rogério Ceni e, na final, pelo sempre temido Boca Juniors. (foto: Luis Acosta/AFP)

Leicester, Campeonato Inglês de 2015/2016

Somente três derrotas em 38 jogos e uma espantosa regularidade: 52% dos pontos conquistados como mandante e 48% como visitante (no Chelsea campeão da edição anterior, essa relação foi de 56/44). O Leicester, portanto, não se apequenou em terrenos hostis. (Darren Staples/Reuters)

Fontes: Premier League, Uefa (sites oficiais) e Arquivo Placar

Continua após a publicidade

Publicidade