Luís Castro engrossa lista de gringos que trocaram Brasil pelo exterior
Treinador português aceitou proposta do Al Nassr e deixou o líder Botafogo; Coudet, Jesus e Bauza são outros que já fizeram movimento parecido
Luís Castro aceitou a proposta do Al Nassr e vai se despedir do Botafogo nesta quinta-feira, 29. Em informação divulgada pelo site Goal, a saída do português para a Arábia Saudita acontece com a liderança isolada do Campeonato Brasileiro e engrossa a lista de gringos que trocaram trabalhos no Brasil por propostas do exterior.
A negociação se estendeu por dias e Castro optou por trocar de clube. Segundo informações do site ge, os sauditas pagarão 29 milhões de reais por ano ao português, além de uma mansão avaliada em 13 milhões, que será de propriedade do técnico após o fim do vínculo de dois anos de contrato.
Contratado em abril de 2022, o treinador embalou no cargo após o estadual deste ano. Cerca de 14 meses depois, trocará o Botafogo pelo time de Cristiano Ronaldo, que assim como outros do país recebe forte investimento para o fortalecimento da liga local.
Relembre outros técnicos gringos que trocaram o Brasil por propostas do exterior
Jorge Jesus
Depois de fazer história pelo Flamengo e conquistar troféus da Libertadores, Campeonato Brasileiro, Campeonato Carioca, Recopa Sul-Americana e Supercopa do Brasil, Jorge Jesus trocou o Flamengo pelo Benfica. Em meio à pandemia da Covid-19, em julho de 2020, decidiu voltar para Portugal e até hoje está na memória rubro-negra.
Eduardo Coudet
Enquanto liderava o Brasileirão com o Internacional, Eduardo Coudet preferiu trocar de time. Em novembro de 2020, o argentino recebeu proposta do Celta de Vigo, da Espanha, e optou por deixar a equipe gaúcha. O Colorado ainda brigou pelo troféu nacional na temporada, sob comando de Abel Braga, mas terminou apenas no quase.
Reinaldo Rueda
Antes do início da era de ouro flamenguista, outro treinador deixou a torcida de mãos abanando. Depois de levar o time ao vice-campeonato da Copa do Brasil e Sul-Americana de 2017, aceitou proposta da seleção chilena no início de 2018, onde não embalou e teve dez vitórias em 27 partidas.
Jorge Sampaoli
Após bom trabalho em 2020, Sampaoli não seguiu no Atlético Mineiro para 2021 e o contrato foi rompido em fevereiro daquele ano. Dias depois de deixar o Galo, o argentino fechou com o Olympique de Marselha. Quem assumiu a equipe de Minas Gerais foi Cuca, que levou o time aos títulos do Brasileirão e Copa do Brasil.
Edgardo Bauza
Responsável por levar o São Paulo à semifinal da Libertadores de 2016, Bauza trocou o trabalho no Brasil para assumir a seleção argentina. Em agosto daquele ano, o Patón saiu do comando tricolor para assumir Messi e companhia, onde não se destacou e foi demitido ainda nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018.
Juan Carlos Osorio
Ainda quando contratar estrangeiros era uma ousadia, o São Paulo confiou em Juan Carlos Osorio. Depois de uma curta passagem, com apenas 29 jogos, o colombiano aceitou proposta da seleção mexicana, em outubro de 2015. O técnico ficou no comando do México até a Copa do Mundo de 2018, competição na qual alcançou as oitavas de final.