Publicidade
Publicidade

Libertadores: Grêmio, Botafogo e Flamengo buscam vaga

Gaúchos precisam apenas de um empate; já o Fla não pode perder no Equador

A rodada da Libertadores desta quarta-feira reserva fortes emoções para três clubes brasileiros. Em Medellín, o Grêmio encara o Atlético Nacional e pode até garantir classificação antecipada às oitavas de final. Em situação idêntica, o Botafogo recebe o Unión Española, do Chile, no Maracanã e tentará amenizar a crise por salários atrasados. Já o Flamengo terá uma missão muito mais complicada: lanterna do Grupo 7, o clube carioca terá de vencer o Emelec, em Guayaquil, para continuar com chances.

Publicidade

Após perder o Gre-Nal do último domingo, o Grêmio pode dar a volta por cima já às 22 horas (de Brasília) na reedição da final de 1995, vencida pelos brasileiros. Na Libertadores, o time gaúcho tem a melhor campanha entre os brasileiros e não deve ter dificuldades para avançar. Se vencer o atual campeão colombiano no Estádio Atanásio Girardoy, o Tricolor garante classificação com uma rodada de antecedência. Caso empate, o Grêmio só fica de fora se Newell’s e Atlético Nacional empatarem e o Nacional do Uruguai golear o Tricolor Gaúcho por 6 a 0 na Arena. Mesmo se perder e cair para o 3º lugar, ao time gremista basta derrotar o time reserva uruguaio em Porto Alegre para não depender de nenhum resultado paralelo

Menos tranquilo devido à crise salarial, o Botafogo entra em campo nesta quarta-feira, às 19h45 (de Brasília), para encarar o Unión Española, precisando de uma vitória simples para avançar. Além de alegrar a torcida, chegar às oitavas de final seria sinônimo de mais receitas ao clube de General Severiano. ‘Podem ter certeza de que daremos nosso sangue dentro de campo. Estamos vindo de bons jogos em casa e faremos de tudo para repetirmos esse desempenho contra o Unión Española. Somos profissionais, temos uma história dentro do clube e ninguém vai relaxar por causa de problemas internos’, garantiu o beque Bolívar.

Publicidade

O técnico Eduardo Húngaro terá alguns desfalques importantes. O volante Gabriel e o atacante argentino Ferreyra cumprirão suspensão por cartões. Dessa forma, Mário Bolatti ganha a vaga no meio-campo e Henrique será o companheiro de Wallyson no ataque.

Flamengo em apuros – O último brasileiro a entrar em campo será o ameaçado Flamengo. Às 22h(de Brasília), no Estádio Geroge Capwell, em Guayaquil, o Rubro-Negro precisa pontuar: estará matematicamente eliminado em caso de derrota, mas, se conseguir um empate, chegará à rodada decisiva precisando apenas de um simples triunfo, no Rio de Janeiro, contra o León, do México, vice-líder com sete pontos. O Bolívar lidera com oito pontos, enquanto que o Emelec tem seis pontos, em terceiro lugar.

Jayme de Almeida, técnico do Flamengo, pediu aos seus comandados que joguem com o máximo de tranquilidade. Ele quer ver o time com o mesmo desempenho do Campeonato Carioca, competição que passou a ser finalista após fazer 3 a 1 na Cabofriense, no fim de semana.’Nós temos condições de avançarmos para as oitavas de final da Copa Libertadores, porque não dependemos de ninguém, apenas dos nossos próprios resultados. Isso é o mais importante em um momento de definições. Portanto, não podemos nos afobar no Equador. Nosso grupo é eficiente, já mostrou qualidades em outras ocasiões e derrotou esse mesmo Emelec no Rio de Janeiro (3 a 1). Portanto, espero que meus jogadores entrem em campo e joguem com atitude, pois podemos ganhar’, analisou o treinador.

Publicidade

No entanto, o Flamengo tem muitas problemas para esta partida. O lateral direito Leonardo Moura e o lateral esquerdo André Santos, com dores na coxa esquerda, foram vetados, assim como o lateral direito Léo, reserva imediato de Moura, e o meia Elano, ambos com lesão na coxa direita. Com uma pubalgia, o volante paraguaio Víctor Cáceres segue vetado. Sendo assim, o meia Gabriel deve ser improvisado na lateral direita, com Paulinho entrando no ataque e o esquema 4-5-1 passando para o 4-4-2. Na lateral esquerda, João Paulo permanece e Muralha e Amaral formarão dupla de volantes. O quadro pode se agravar, porque o atacante Hernane,com fortes dores nas costas, será reavaliado no Equador, mas pode ser vetado. Se isso acontecer, Alecsandro assume o posto.

(Com agência Gazeta Press)

Continua após a publicidade

Publicidade