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LeBron, Varejão e marketing poderoso: a NBA invade o RJ

A presença do maior jogador do planeta e uma série de eventos promocionais tentam alavancar ainda mais popularidade da bilionária liga americana no país

“É ótimo ver o sucesso do evento. Temos muitos fãs no Brasil e estamos nos divertindo muito”, afirmou Mike Miller, ala do Cleveland Cavaliers, em Ipanema

A primeira transmissão de uma partida de NBA no Brasil aconteceu em 1989, no Show do Esporte, antigo programa da Bandeirantes comandado por Luciano do Valle, histórico narrador de TV que morreu em abril. De lá para cá, nomes como Magic Johnson, Karl Malone, Shaquille O’Neal, Kobe Bryant, Allen Iverson e, claro, Michael Jordan tornaram-se conhecidos e admirados em todo o país – que, depois das aposentadorias de Oscar Schmidt e Hortência, amargou uma crise na modalidade. Até pouquíssimo tempo atrás, era impossível imaginar que o maior astro do basquete mundial, LeBron James, e duas das principais equipes da bilionária liga americana estariam no Brasil para participar de um evento de grande relevância. Mas é justamente isso que vai acontecer no sábado, às 18 horas (de Brasília), quando Cleveland Cavaliers e Miami Heat vão fechar uma semana em que a NBA usou armas poderosas para aumentar sua projeção entre os fãs brasileiros através da realização da segunda edição do NBA Global Games na cidade. No ano passado, o evento teve menos repercussão e impacto. Desta vez, além da partida, que acontece na HSBC Arena, na Barra da Tijuca, a maior liga de basquete do planeta conseguiu ainda mais projeção com suas ações sociais e de marketing e elevou o valor de sua marca por aqui – e em apenas três dias, com a organização e competência típica dos dirigentes esportivos americanos.

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Desde a última quarta, está montada na Praia de Ipanema a NBA Fan Zone, uma área semelhante às Fan Fests da Fifa durante a Copa do Mundo. Por lá, ex-jogadores famosos, como Gary Payton e Steve Smith, participaram de clínicas e brincadeiras com fãs, em sua maioria crianças, durante o dia todo. O espaço aberto ao público recebeu atrações musicais, gincanas e diversas atividades numa quadra de basquete montada sob as areias de um dos cartões postais mais conhecidos do mundo. Além dos ex-jogadores, atletas que estarão em quadra neste sábado também compareceram ao local, que tem capacidade para 600 pessoas nas arquibancadas e esteve praticamente lotado durante a tarde desta sexta-feira. “É ótimo ver o sucesso do evento. Temos muitos fãs no Brasil e estamos nos divertindo”, afirmou Mike Miller, ala do Cleveland que compareceu à pequena arena montada em Ipanema. Ele e um parceiro de time, James Jones, fizeram a alegria das crianças com um divertido bate-bola na quadra. Nas arquibancadas, foi possível ver muitas camisas dos clubes mais populares da liga, como Chicago Bulls, Los Angeles Lakers e o próprio Miami Heat, além de algumas do brasileiro Anderson Varejão, do Cleveland, um dos anfitriões da festa.

Diretor executivo da NBA no Brasil, Arnon de Mello, que é filho do ex-presidente Fernando Collor, admitiu ao site da entidade que a presença de Varejão foi o fator decisivo para a partida acontecer no Brasil. “Era um sonho nosso. O Anderson é um jogador muito importante para nossa seleção e que gosta de estar perto de seus fãs”. No ano passado, o primeiro evento da NBA Global Games no país atraiu ótimo público, mas foi marcado por vaias ao brasileiro Nenê Hilário, do Washington Wizards, na derrota por 83 a 81 para o Chicago Bulls. Desta vez, a NBA quis trazer um brasileiro mais carismático e acabou acertando em cheio: além de Anderson Varejão, que vem recebendo um enorme carinho dos fãs cariocas, o Cavaliers conta com ninguém menos que o maior craque da atualidade, LeBron James – que, para adicionar um tempero a mais na receita, enfrentará pela primeira vez sua ex-equipe.

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No início da tarde, alguns fãs que conseguiram entrar no ginásio do Flamengo, local dos treinos das duas equipes, puderam ver Varejão, LeBron e também os astros do Heat, Dwyane Wade e Chris Bosh, de pertinho. Simpáticos, os astros da NBA tiraram fotos com alguns torcedores e dedicaram palavras de agradecimento aos brasileiros. À tarde, Anderson Varejão esteve em um shopping da Zona Sul para o lançamento de um game oficial da NBA. Por lá, o brasileiro novamente conseguiu ter contato direto com os torcedores cariocas, que parecem cada vez mais identificados com o basquete e com a liga americana. Enquanto isso, seguia o show nas areias de Ipanema, com a presença de mascotes e belas cheerleaders das equipes americanas, num espetáculo profissional que raramente é visto no país da Copa e da Olimpíada. Do lado de fora da arena, stands interativos davam aos fãs a oportunidade de tirar uma foto virtual ao lado de Anderson Varejão, além de treinar lances livres e comprar produtos oficiais da liga. O troféu Larry O’Brien, entregue aos campeões da NBA, ficou exposto nos eventos programados pela franquia. Um show do rapper paulista Dexter encerraria a programação desta sexta, mas a festa recomeça na manhã de sábado, a partir das 9 horas, e se estende até às 16, quando os portões da HSBC Arena serão abertas para o evento de basquete mais importante da história recente do país. Todos os 14.000 ingressos do evento se esgotaram rapidamente e a partida será transmitida ao vivo para dezenas de países, incluindo os Estados Unidos.

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