LeBron James é presença frequente nos rankings dos negócios do esporte: o astro da NBA, que está no Brasil desde quarta-feira, costuma aparecer nas listas dos atletas com maiores salários e dos campeões dos patrocínios, por exemplo. Nesta semana, o maior craque do basquete mundial figurou no topo de mais um ranking: o dos esportistas cujas marcas pessoais – suas imagens e seus nomes – são mais valiosas. A lista foi elaborada pela revista americana Forbes e não leva em conta os salários e contratos dos atletas, mas sim seu valor como marcas. LeBron, por exemplo, empresta seu nome a uma linha completa de produtos da Nike. Por causa dessa e de outras ações de marketing, ele é o ídolo do esporte cuja imagem vale mais: de acordo com a Forbes, a “grife” LeBron está avaliada em 37 milhões de dólares, ou 88 milhões de reais. No ano passado, o nome LeBron valia 10 milhões de dólares a menos. Com sua decisão de retornar à região de Cleveland, onde nasceu, cresceu e iniciou sua trajetória na NBA, o craque valorizou sua imagem entre os fãs e consumidores. LeBron, que faz sua primeira apresentação no Brasil no sábado, contra o Miami Heat, superou o golfista Tiger Woods, que encabeçava a lista da Forbes desde 2007. O ranking também inclui dois craques do futebol, dois ídolos do tênis, um astro olímpico e até um representante do críquete – que, por ser um grande herói no segundo país mais populoso do planeta, acaba tendo uma imagem com enorme valor de mercado.