Publicidade
Publicidade

Ian Thorpe jamais poderá voltar a competir, diz empresário

Ex-campeão olímpico tenta curar uma grave infecção no ombro. Também nesta quarta, a australiana Stephanie Rice anunciou sua aposentadoria aos 25 anos

Um dos maiores nomes da natação nas Olimpíadas jamais poderá voltar a competir. O australiano Ian Thorpe, que está internado para tentar curar uma grave infecção no ombro, não tem mais condições de disputar uma prova oficial, disse nesta quarta-feira o empresário do atleta, James Erskine. Ainda assim, há boas notícias sobre Thorpe, de 31 anos. Ele saiu da UTI e, de acordo com o empresário, o risco de ele perder os movimentos do braço esquerdo, noticiado na terça-feira, foi “exagerado pela imprensa”. “Ele teve uma infecção os médicos estão tratando esse quadro com total seriedade”, disse Erskine ao canal australiano ABC. “Mas apesar de a situação ser grave, ninguém está tratando da possibilidade de perda de mobilidade do braço no momento”.

Publicidade

O agente contou que Thorpe, dono de cinco medalhas de ouro olímpicas, sofreu uma gravíssima lesão no ombro há alguns meses, ao sofrer uma queda. “Se você olhar nas radiografias as placas e parafusos que ele tem, Ian parece um homem biônico”, afirmou. Ao ser questionado sobre a possibilidade do nadador algum dia voltar à natação competitiva, Erskine não hesitou: “A resposta é não, ele nunca poderá voltar a competir”. Thorpe conquistou cinco ouros nos Jogos de Sydney-2000 e Atenas-2004, tornando-se o atleta australiano mais vitorioso da história. Entre 1998 e 2004, ele também conquistou onze títulos mundiais e treze recordes mundiais. Ele encerrou a carreira em 2006 e tentou voltar em 2012, mas não conseguiu se classificar para os Jogos de Londres-2012. Recentemente, ele sofreu de depressão e foi internado depois de ser visto perambulando pelas ruas de Sydney, sob efeito de fortes medicamentos.

Aposentadoria precoce – Também nesta quarta, os australianos foram pegos de surpresa pela despedida de outro ícone da natação do país. Stephanie Rice, de apenas 25 anos, anunciou sua aposentadoria em consequência das lesões que têm impedido que ela participe das principais competições da modalidade. Stephanie conquistou três medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008. Ela não competia desde Londres-2012. Assim como no caso de Ian Thorpe, o problema dela é o ombro, onde ela sofreu três intervenções cirúrgicas. “Depois de Londres, não quis tomar uma decisão precipitada sobre minha carreira, já que estava muito carregada de emoção”, explicou a ex-atleta. “Sabia que precisava de tempo para me convencer 100% sobre o que pretendia fazer no futuro.” Ao conquistar os três ouros em Pequim, ela conseguiu cravar três novos recordes mundiais, nos 200 metros e 400 metros medley e no revezamento 4×200 metros nado livre.

Publicidade

(Com agência France-Presse)

Continua após a publicidade

Publicidade