Publicidade
Publicidade

GRUPO C – Peru: com seu herói garantido, vai tentar surpreender

Após embate jurídico, atacante Paolo Guerrero consegue liberação para realizar o sonho de disputar uma Copa do Mundo

O norte-irlandês George Best e o liberiano George Weah são dois notórios ídolos nacionais que ficaram marcados por nunca terem disputado um Mundial com suas seleções. Um exemplo atual é o atacante Gareth Bale, do País de Gales, que chegou perto, mas não se classificou para a Copa do Mundo da Rússia. Por pouco o peruano Paolo Guerrero não engrossa a lista. Um dos protagonistas da classificação do Peru para o torneio, o atacante conseguiu uma vitória jurídica às vésperas da Copa, com uma liberação da Justiça comum da Suíca, que acatou seu recurso que suspende a punição do TAS (Tribunal Arbitral do Esporte) por doping.

Publicidade

Tabela completa de jogos da Copa do Mundo 2018

Depois de ser decisivo nas Eliminatórias Sul-Americanas, o atacante do Flamengo ficou fora da repescagem contra a Nova Zelândia. Havia sido flagrado no exame antidoping realizado na partida contra a Argentina, pela penúltima rodada. Substância encontrada: benzoilecgonina, um metabólico da cocaína. Foi suspenso por um ano — o que o deixaria ausente do Mundial. Mas, após recurso ao Tribunal de Apelação da Fifa, a pena foi reduzida em seis meses e a Copa voltou a ser possível. Segundo a defesa, ele ingeriu alguma bebida contaminada por folha de coca. Outra reviravolta: teve a suspensão ampliada para 14 meses pelo TAS, que finalmente decidiu não contestar a decisão da Justiça suíça, em 31 de maio.

Com seu capitão, o técnico argentino Ricardo Gareca (que passou pelo Palmeiras em 2014) tem uma base bem definida para tentar uma classificação no Grupo C do Mundial. A defesa tem o entrosamento do goleiro Cáceda com o zagueiro Ramos, que jogam juntos no Veracruz, do México. O meio de campo é liderado por Yotún (Orlando City, dos Estados Unidos), Renato Tapia (do holandês Feyenoord) e pelo são-paulino Cueva. Outro jogador que atua no futebol brasileiro é o lateral-esquerdo Trauco, colega de Guerrero no Flamengo.

Publicidade

Completa o grupo de referências da equipe o atacante Jefferson Farfán, que atua no país da Copa, no Lokomotiv, de Moscou. Curiosamente, ele só conseguirá jogar na capital russa se alcançar uma semifinal. O máximo que o Peru chegou em suas quatro participações em Mundiais foi às quartas de final da Copa de 1970, perdendo para o Brasil de Pelé e companhia. Em 1978, em outro sistema de disputa, participou da segunda fase na chave que classificou a Argentina para a final, depois de uma controversa derrota por 6 a 0 para os anfitriões.

Neste ano, com a França favorita em seu Grupo C, a partida de estreia contra a Dinamarca deverá delimitar a caminhada de “los incas”. A Austrália completa a chave.

Navegue pelo mapa e conheça as seleções e as cidades-sede

Publicidade

Continua após a publicidade

Publicidade