Publicidade
Publicidade

Granja Comary: a casa do Brasil na Copa enfim é reaberta

CT da CBF em Teresópolis passou por reforma de dez meses. E a obra poderá virar palanque: Marco Polo Del Nero pode lançar sua candidatura nesta quarta

Na Copa, o Brasil retornará à Granja Comary depois de cada partida, uma tentativa de manter o grupo à distância do assédio da torcida

Depois de uma longa reforma, que durou dez meses, a Granja Comary, centro de treinamento e concentração da seleção brasileira, em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro, será reinaugurada nesta quarta-feira, às 11h (de Brasília). Com 27 anos de existência, o local passou por mudanças nas áreas de departamento médico, na academia e até no gramado, que terá o mesmo padrão dos estádios da Copa do Mundo. De acordo com a CBF, as obras foram pensadas para ajudar a seleção a aumentar suas chances de obter o hexacampeonato. Os jogadores vão se concentrar na Granja Comary antes e durante a Copa do Mundo. Eles chegarão ao local no dia 26 de maio. A inauguração terá convidados de todas as federações e poderá servir de palco para o lançamento da candidatura de Marco Polo Del Nero à presidência da CBF. O cartola paulista deverá ser candidato único à sucessão de José Maria Marin, já que os opositores, como Andrés Sanchez, não conseguiram nem viabilizar uma chapa para o pleito.

Publicidade

Leia também:

Também atrasada, casa da seleção enfim será concluída

Corinthians recebe empréstimo do BNDES: R$ 260 milhões

Valcke chega para ‘último round’ da batalha da Copa-2014

Cuiabá promete ter estádio 100% concluído em 28 de abril

A nova Granja Comary seria uma das bandeiras da dupla Marin-Del Nero para continuar no poder. A reforma foi dividida em cinco setores. No setor 1, o local de alojamento dos jogadores e da comissão técnica foi quase inteiramente reconstruído. Os antigos 22 apartamentos duplos deram lugar a 30 suítes individuais e seis duplas, e apenas as fundações originais foram mantidas. Os parentes dos jogadores também serão atendidos na nova Granja Comary: o local destinado a eles contará com sala de conveniência, salão de jogos, sala de videogame, uma academia, sala especial para o departamento médico (com direito a fisioterapia, barbearia, odontologia, podologia, farmácia, lavanderia, almoxarifado e estamparia) e restaurante. O vestiário também passou por reforma total. Agora, serão duas áreas, uma para comissão técnica e outra para os jogadores. O espaço vai contar com um spa com duas banheiras de hidromassagem, sauna seca e a vapor e mais duas banheiras destinadas à crioterapia (procedimento onde se aplicam baixas temperaturas em regiões locais ou gerais do corpo).

Continua após a publicidade

Leia também:

Fifa arrecada R$ 1,3 bi com venda de direitos para a Copa

Em Zurique e São Paulo, Fifa discute a ‘corrida’ até a Copa

São Paulo deve adotar outros dois feriados durante a Copa ​

Seleção tem 50 candidatos para 23 vagas, afirma Felipão

A academia próxima ao vestiário foi modernizada, com novos aparelhos. O gramado passou a receber tratamento especial para ficar com o mesmo padrão dos estádios da Copa do Mundo, conforme exigido pela Fifa. O ginásio poliesportivo da Granja Comary teve o piso trocado, o telhado reconstruído e reformas nos banheiros masculino e feminino. No setor 4, a piscina utilizada para fisioterapia dos atletas foi construída de uma forma que o médico possa avaliar o movimento dos jogadores embaixo d’água. O setor também ganhou instalações especiais para realizar trabalhos diferenciados de fisioterapia, com métodos que incluem água corrente e um fundo de pedras. Os campos de treinamento da seleção terão uma arquibancada com capacidade para receber 180 pessoas e foram construídos um estacionamento exclusivo para atender a imprensa e outro para convidados. Na Copa, o Brasil retornará à Granja Comary depois de cada partida, uma tentativa de manter o grupo à distância do assédio da torcida – além, é claro, de uma forma de aproveitar melhor toda a estrutura que foi renovada nas obras.

Publicidade

(Com agência Gazeta Press)

Continua após a publicidade

Publicidade