Gabriel Jesus vê futuro longe do Manchester City com chegada de Haaland
Atacante tem só mais um ano de contrato e deve ser negociado após a chegada do astro norueguês; Arsenal e Liverpool são possíveis destinos
Dez vezes campeão desde que chegou ao Manchester City, Gabriel Jesus pode estar vivendo seus últimos dias no clube. O camisa 9 do elenco vê seu espaço ameaçado em razão da contratação milionária do fenômeno norueguês Erling Haaland. Com vínculo até junho de 2023, o brasileiro pode assinar pré-contrato com outro clube ao final deste ano, o que pressiona a diretoria do City a se mobilizar para vendê-lo. Arsenal, Liverpool e Juventus são possíveis destinos, segundo a imprensa europeia.
Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 6,90/mês. Não perca
Revelado pelo Palmeiras e tratado como joia desde as categorias de base, Gabriel fez 83 partidas e marcou 28 vezes pelo Verdão, além de ter erguido a Copa do Brasil de 2015 e o Brasileirão de 2016. Já campeão olímpico no Rio e titular da seleção de Tite, chamou a atenção de Pep Guardiola e desembarcou na Terra da Rainha no início de 2017.
Jogador com facilidade de adaptação, Jesus compreendeu rapidamente o modelo de jogo aplicado pelo técnico espanhol e conquistou seu espaço, ainda que sem jamais se firmar como um titular absoluto. Em 234 jogos pelo City, fez 95 gols, que fazem dele o terceiro maior artilheiro da história do clube, atrás apenas de Raheem Sterling (130) e Sergio Aguero (260).
Muitas vezes deslocado para a função de ponta, Gabriel também tem bom número de assistências: são 41 nos cinco anos de equipe. Assim também, viu, recentemente, a média de gols baixar, se comparado o período de 2018 a 2020 com as duas últimas temporadas. O maior número de partidas pelos lados do campo coincidiu com um jejum pela seleção e ligeira perda de espaço na titularidade do Manchester City.
Veja os números das temporadas de Gabriel Jesus pelo Manchester City
2016/17 – 11 jogos, 7 gols e 5 assistências
2017/18 – 42 jogos, 17 gols e 3 assistências
2018/19 – 47 jogos, 21 gols e 7 assistências
2019/20 – 53 jogos, 23 gols e 11 assistências
2020/21 – 42 jogos, 14 gols e 4 assistências
2021/22 (em curso) – 39 jogos, 13 gols e 11 assistências
No time do noroeste da Inglaterra, Jesus sempre esteve sob o comando de Guardiola, que com frequência o elogia. “Ele é um jogador jovem e uma das melhores contratações que fizemos neste período juntos”, disse o catalão, em 2021. Mais recentemente, depois de uma goleada sobre o Watford com quatro gols de Jesus, o catalão voltou a exaltá-lo.
“Eu já tinha dito antes que, se há uma pessoa no mundo do futebol que merece dias como esse, essa pessoa é Gabriel Jesus. Tenho certeza de que não há uma pessoa que o conheça que não esteja feliz por ele.” Na ocasião, Guardiola despistou sobre o interesse do Arsenal. “Quero te dizer uma coisa: Gabriel Jesus é nosso jogador. Não sei o que vai acontecer, mas ele é jogador do Manchester City.”
Atualmente, em um contexto que Gabriel Jesus deve ser reserva de Erling Haaland, o futuro pode ser desenhado de outra forma. Entre manter o atleta no elenco, mesmo como opção de banco, podendo perdê-lo de forma gratuita no fim da temporada e vender na janela do verão europeu, o Manchester City vive um dilema.
Sondado pelo Arsenal e monitorado pelo Liverpool, o atacante pode, ainda, ser adversário futuro de Pep Guardiola. Anos atrás, a Juventus também mostrou interesse no brasileiro. Gabriel, por sua vez, sabe que um início de 2022/23 com ritmo de jogo e gols pesa a seu favor no que é hoje sua prioridade: a briga por vaga na Copa do Mundo do Catar, em novembro.
Gabriel Jesus pode se despedir do City com mais um título inglês, que seria o quarto de sua carreira. Além das três Premier Leagues, ele ergueu quatro Copas da Liga Inglesa, duas Copas da Inglaterra e duas Supercopas da Inglaterra.