Fluminense x City: tira-teima entre brasileiros e ingleses no Mundial
Edição de 2023 terá campeão inédito; nas seis vezes em que representantes de Brasil e Inglaterra se enfrentaram, houve três títulos para cada
O Mundial de Clubes 2023 conhecerá um campeão inédito. Fluminense e Manchester City se enfrentam na próxima sexta-feira, 22, a partir das 15h (de Brasília), no Estádio King Abdullah, em Jedá, na Arábia Saudita, valendo a taça que falta a ambos. O duelo será também um tira-teima entre clubes brasileiros e ingleses em finais da competição: em seis oportunidades, foram três vitórias para cada lado.
Curiosamente, apenas o primeiro encontro teve placar mais elástico. Na ocasião, o Flamengo de Zico passeou diante do Liverpool: 3 a 0 em Tóquio, na final de 1981. Nas outras cinco oportunidades, o campeão obteve uma vitória por apenas um gol de diferença. O Palmeiras teve duas chances, contra o Manchester United, em 1999, e contra o Chelsea, em 2021, mas terminou com o vice.
O Brasil chegou a abrir 3 a 1 de vantagem, mas perdeu as duas últimas. Relembre, abaixo, todas as finais entre clubes brasileiros e ingleses no Mundial de Clubes:
1981 – Flamengo 3 x 0 Liverpool
Já na época dos jogos únicos (entre 1960 e 1979 o Mundial era jogado em jogos de ida e volta e eventualmente um jogo desempate), o Flamengo “ficou marcado na história”, como diz a famosa canção de sua torcida, ao bater o Liverpool no Estádio Nacional de Tóquio, por 3 a 0, com gols de Nunes (dois) e Adílio.
1999 – Palmeiras 0 x 1 Manchester United
Os investimentos da Parmalat no Palmeiras deram os frutos de um título da Libertadores, garantindo participação no Mundial. A disputa contra o Manchester United, no entanto, se tornou um pesadelo para os alviverdes. O revés por 1 a 0 ficou marcado pela falha do ídolo Marcos no gol de Roy Keane. O Palmeiras desperdiçou uma série de oportunidades claras e ainda teve um gol de Alex anulado por impedimento, em lance duvidoso. Em entrevista à PLACAR, o goleiro australiano Mark Bosnich, do United, contou ter tido a melhor atuação de sua carreira naquela noite em Tóquio.
2005 – São Paulo 1 x 0 Liverpool
O São Paulo voltou campeão do Japão pela terceira vez em 2005, repetindo os feitos de 1992 e 1993. Já nos moldes atuais, com clubes de todos os continentes, o Tricolor eliminou o Al-Ittihad no sufoco na semifinal, 3 a 2 com dois de Amoroso e gol de pênalti de Rogério Ceni, e bateu o Liverpool, por 1 a 0, na decisão. O jogo decidido com gol de Mineiro teve atuação histórica do goleiro tricolor.
2012 – Corinthians 1 x 0 Chelsea
Campeão da América pela primeira vez, o Timão contou com uma invasão de sua torcida ao Japão para conquistar o bicampeonato do mundo. Nas semifinais, vitória contra o Al-Ahly, por 1 a 0, e o título conquistado contra o Chelsea, em outro 1 a 0. Os dois gols do Corinthians de Tite no torneio foram marcados por Paolo Guerrero, mas quem levou o carro de melhor do torneio foi o goleiro Cássio. Este é, até hoje, o último título de um sul-americano na competição.
2019 – Flamengo 0 x 1 Liverpool
O Flamengo de Jorge Jesus, Gabigol e companhia viajou para o Catar embalado por uma temporada sublime. Depois de vencer o Al-Hilal na semifinal, o Liverpool, vice do título de 1981, se deu melhor na revanche de 1981. Vitória inglesa por 1 a 0, na prorrogação, com gol do brasileiro Roberto Firmino.
2021 – Palmeiras 1 x 2 Chelsea
O Verdão retornou à competição um ano depois de terminar em quarto, desta vez com mais experiência, o que foi mostrado já na semifinal, contra o Al-Ahly, com vitória tranquila com gols de Dudu e Raphael Veiga. O jogo da final, frente o Chelsea, foi duro e terminou em empate no tempo regulamentar com gols de Lukaku e Veiga. Na prorrogação, porém, um gol de pênalti de Kai Havertz pôs fim ao sonho do título inédito.
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.