Publicidade
Publicidade

Fluminense x City: tira-teima entre brasileiros e ingleses no Mundial

Edição de 2023 terá campeão inédito; nas seis vezes em que representantes de Brasil e Inglaterra se enfrentaram, houve três títulos para cada

O Mundial de Clubes 2023 conhecerá um campeão inédito. Fluminense e Manchester City se enfrentam na próxima sexta-feira, 22, a partir das 15h (de Brasília), no Estádio King Abdullah, em Jedá, na Arábia Saudita, valendo a taça que falta a ambos. O duelo será também um tira-teima entre clubes brasileiros e ingleses em finais da competição: em seis oportunidades, foram três vitórias para cada lado.

Publicidade

Curiosamente, apenas o primeiro encontro teve placar mais elástico. Na ocasião, o Flamengo de Zico passeou diante do Liverpool: 3 a 0 em Tóquio, na final de 1981. Nas outras cinco oportunidades, o campeão obteve uma vitória por apenas um gol de diferença. O Palmeiras teve duas chances, contra o Manchester United, em 1999, e contra o Chelsea, em 2021, mas terminou com o vice.

O Brasil chegou a abrir 3 a 1 de vantagem, mas perdeu as duas últimas. Relembre, abaixo, todas as finais entre clubes brasileiros e ingleses no Mundial de Clubes:

Publicidade
1981 – Flamengo 3 x 0 Liverpool
tira-teima entre brasileiros e ingleses no Mundial: Flamengo campeão mundial em 1981
Nunes, do Flamengo, comemora gol contra o Liverpool, pelo Campeonato Mundial Interclubes em 1981

Já na época dos jogos únicos (entre 1960 e 1979 o Mundial era jogado em jogos de ida e volta e eventualmente um jogo desempate), o Flamengo “ficou marcado na história”, como diz a famosa canção de sua torcida, ao bater o Liverpool no Estádio Nacional de Tóquio, por 3 a 0, com gols de Nunes (dois) e Adílio.

1999 – Palmeiras 0 x 1 Manchester United
Mark Bosnich fazia defesa ao gol do Palmeiras na final do Mundial de 1999
Mark Bosnich, do Manchester United faz defesa durante tentativa de ataque do Palmeiras na final do torneio Intercontinental em Tóquio, no Japão – 30/11/1999

Os investimentos da Parmalat no Palmeiras deram os frutos de um título da Libertadores, garantindo participação no Mundial. A disputa contra o Manchester United, no entanto, se tornou um pesadelo para os alviverdes. O revés por 1 a 0 ficou marcado pela falha do ídolo Marcos no gol de Roy Keane. O Palmeiras desperdiçou uma série de oportunidades claras e ainda teve um gol de Alex anulado por impedimento, em lance duvidoso. Em entrevista à PLACAR, o goleiro australiano Mark Bosnich, do United, contou ter tido a melhor atuação de sua carreira naquela noite em Tóquio.

2005 – São Paulo 1 x 0 Liverpool
O goleiro Rogério Ceni, do São Paulo, comemora o título mundial do clube em 2005
O goleiro Rogério Ceni, do São Paulo, comemora o título mundial do clube em 2005

O São Paulo voltou campeão do Japão pela terceira vez em 2005, repetindo os feitos de 1992 e 1993. Já nos moldes atuais, com clubes de todos os continentes, o Tricolor eliminou o Al-Ittihad no sufoco na semifinal, 3 a 2 com dois de Amoroso e gol de pênalti de Rogério Ceni, e bateu o Liverpool, por 1 a 0, na decisão. O jogo decidido com gol de Mineiro teve atuação histórica do goleiro tricolor.

Publicidade
2012 – Corinthians 1 x 0 Chelsea
Guerrero comemorando o gol contra o Chelsea, na final do Mundial -
Guerrero comemorando o gol contra o Chelsea, na final do Mundial –

Campeão da América pela primeira vez, o Timão contou com uma invasão de sua torcida ao Japão para conquistar o bicampeonato do mundo. Nas semifinais, vitória contra o Al-Ahly, por 1 a 0, e o título conquistado contra o Chelsea, em outro 1 a 0. Os dois gols do Corinthians de Tite no torneio foram marcados por Paolo Guerrero, mas quem levou o carro de melhor do torneio foi o goleiro Cássio. Este é, até hoje, o último título de um sul-americano na competição.

2019 – Flamengo 0 x 1 Liverpool
Roberto Firmino em gol do título do Liverpool sobre o Flamengo na final do Mundial de 2019
Roberto Firmino em gol do título do Liverpool sobre o Flamengo na final do Mundial de 2019

O Flamengo de Jorge Jesus, Gabigol e companhia viajou para o Catar embalado por uma temporada sublime. Depois de vencer o Al-Hilal na semifinal, o Liverpool, vice do título de 1981, se deu melhor na revanche de 1981. Vitória inglesa por 1 a 0, na prorrogação, com gol do brasileiro Roberto Firmino.

2021 – Palmeiras 1 x 2 Chelsea
Lukaku comemora gol do Chelsea contra o Palmeiras na final do Mundial -
Lukaku comemora gol do Chelsea contra o Palmeiras na final do Mundial –

O Verdão retornou à competição um ano depois de terminar em quarto, desta vez com mais experiência, o que foi mostrado já na semifinal, contra o Al-Ahly, com vitória tranquila com gols de Dudu e Raphael Veiga. O jogo da final, frente o Chelsea, foi duro e terminou em empate no tempo regulamentar com gols de Lukaku e Veiga. Na prorrogação, porém, um gol de pênalti de Kai Havertz pôs fim ao sonho do título inédito.

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.

 

Publicidade