Publicidade
Publicidade

Fifa divulga lista do Prêmio Puskás sem a presença de brasileiros

O vencedor será revelado no dia 17 de janeiro em Zurique; esta é a segunda vez a criação, em 2009, que o Brasil não terá representantes

A Fifa divulgou nesta segunda-feira, 29, a lista dos onze candidatos ao Prêmio Puskás oferecido pela entidade ao gol mais bonito da temporada. Entre os indicados, está o gol de Luís Diaz na Copa América, no jogo contra a seleção brasileira e o gol do checo Patrick Schick, de cobertura, na Eurocopa. Desta vez nenhum jogador ou time representará o Brasil. O ganhador será conhecido na cerimônia do dia 17 de janeiro de 2022, em Zurique, na Suíça.

Publicidade

Black Friday Abril: Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 6,90/mês. Não perca!

Desde que foi criada em 2009, esta é segunda vez em que nem jogador, nem um time brasileiro são indicados – repetindo o feito 2017. Na temporada passada, o país foi representado pelo uruguaio Arrascaeta, jogador do Flamengo, pelo gol de bicicleta marcado em partida do Campeonato Brasileiro.

Contudo, quem levou o prêmio foi o sul-coreano Son, do Tottenham. O gol mais bonito da temporada veio para brasileiros em duas oportunidades: em 2011, com Neymar, então jogador do Santos, e 2015, com Wendell Lira, atualmente pro player de Fifa.

Publicidade

Na lista deste ano, concorrem, entre outros: o colombiano Luís Diaz pelo gol de bicicleta marcado contra a seleção brasileira em partida válida pela Copa América 2021. O francês Gauthier Hein, atacante do Auxerre, que driblou ao menos cinco adversários dentro da área antes de marcar o gol. Alé, de Erik Lamela, jogador do Tottenham, gol em que marca de pés trocados e sem visão para o goleiro.

Gol marcado por Schik durante a Euro -
Gol marcado por Schick durante a Euro –

Na lista está ainda o gol do tcheco Patrick Schick, em partida da Eurocopa 2020, em que ele percebe o goleiro adiantada e chuta com força de cobertura do meio de campo para abrir o placar. O futebol feminino está representado por quatro jogadores, Caroline Weir, pelo gol de cobertura do Manchester City, Sandra Owusu-Ansah, do ZFK Spartak e a lateral direita do Quarétano, Daniela Snachez pelo gol no ângulo.

A lista de jogadores foi escolhida por juris especialistas, e agora seguirá para um júri internacional, que será dividido com um grupo ex-jogadores e técnicos que compõem o Fifa Legends. Por fim, a escolha também vai se basear na votação do público na enquete aberta no site do The Best da Fifa. O ganhador será conhecido na cerimonia do dia 17 de janeiro de 2022, em Zurique, na Suíça.

Publicidade

Ainda não assina Star+?! Clique aqui para se inscrever e ter acesso a jogos ao vivo, séries originais e programas exclusivos da ESPN! 

 

Publicidade