Fifa convoca reunião em julho para começar a definir sucessor de Blatter
Príncipe da Jordânia deve concorrer com Michel Platini e Zico na próxima eleição
A Fifa anunciou nesta quinta-feira que convocou seu Comitê Executivo para uma reunião de emergência no dia 20 de julho para iniciar o processo de eleição de um novo presidente. Diante do escândalo de corrupção investigado pelo FBI, os cartolas deverão opinar sobre quem deverá substituir o suíço Joseph Blatter, que renunciou ao cargo quatro dias depois de ser eleito para seu quinto mandato, mas permanece na presidência até que seu sucessor seja eleito.
Leia também:
FBI suspeita que Catar depositou propina a Ricardo Teixeira em Mônaco
Zico: ‘É mais fácil ser presidente da Fifa do que da CBF’
Ex-vice da Fifa é acusado de desviar dinheiro de doações a vítimas do terremoto no Haiti
Blatter combinou suborno de US$ 10 mi com África do Sul, diz jornal
Presidente da Uefa e integrante declarado da oposição a Blatter, o ex-jogador francês Michel Platini é um nome forte para pleitear o maior cargo da Fifa. Além dele, estariam no páreo ainda o príncipe jordaniano, Ali Bin Al Hussein, que foi o único a concorrer com Blatter na eleição do final de maio, e o brasileiro Zico, que recentemente se declarou disposto a concorrer.
A eventual saída de Platini da Uefa para concorrer à Fifa abriria uma acirrada disputa por seu cargo na Europa. O presidente da Federação Espanhola de Futebol, Ángel Villar, é o mais cotado para assumir a organização do futebol europeu, seguido por Michael Van Praag, ex-presidente da Federação Holandesa, e Luis Figo, ex-jogador português.
Entre os cartolas que fazem parte do Comitê Executivo está Marco Polo del Nero, presidente da CBF. Nesta quinta, o Parlamento Europeu aprovou uma resolução que pede a saída imediata de Blatter do cargo.
(com Gazeta Press)