Publicidade
Publicidade

Feyenoord: o tradicional time holandês que ressurge para a Europa

Caso vença o Roma, na próxima quarta-feira, 25, time pode ser o primeiro e único a conquistar Conference League, Champions e Liga Europa

Feyenoord e Roma fazem nesta quarta-feira, 25, às 16h (de Brasília), a decisão da Conference League. A primeira final do novo torneio marcado para a Arena Kombetare, em Tirana, na Albânia, coloca frente a frente duas tradicionais equipes de seus países e pode marcar a ressurreição do time holandês para o cenário continental. Se vencer, o Feyernoord alcançará um feito inédito: será o único a ter conquistado todos os atuais campeonatos da Uefa.

Publicidade

Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 6,90/mês. Não perca!

Terceira colocada do Campeonato Holandês, a equipe de Roterdã chega à final da Conference com um aproveitamento de 70% na temporada. Treinado pelo holandês Arne Slot, de 43 anos, o elenco conta com um poderoso ataque que acumula mais de 120 gols em todas as competições.

Vencedor da Liga dos Campeões de 1970, o Feyenoord ganhou a Liga Europa em duas ocasiões: 1974 e 2002, quando a competição ainda era chamada de Taça da Uefa.

Publicidade

O título da primeira edição da Conference League significaria a inédita marca de ser campeão das três atuais competições da Uefa. Para isso, a equipe precisa voltar a conquistar um troféu após quatro anos – última taça foi a Supercopa da Holanda de 2018.

Arne Slot e a busca pelo primeiro título

Treinador de 43 anos pode conquistar primeiro título da carreira -
Treinador de 43 anos pode conquistar primeiro título da carreira –

Quando chegou ao Feyenoord, Arne Slot foi a aposta para uma temporada longa. De apenas um trabalho efetivo na carreira, no AZ Alkmaar entre 2019 e 2021, o treinador de 43 anos se encontrou pela equipe de Roterdã. Ex-meio-campista com passagens pela outra equipe da cidade, o Sparta, Slot tem, ao fim desta temporada no Feyenoord, a chance de seu primeiro título à beira do campo. O melhor resultado foi o vice-campeonato da Eredivise 2019/20, finalizada na 25º rodada em razão da pandemia.

Adepto do uso de três atacantes, a equipe de Slot costuma o ataque por meio da posse de bola, principalmente no Campeonato Holandês deste ano, em que terminou com uma média de 58,6% por jogo. Em entrevista ao site da Uefa, o treinador explicou de que maneira busca que o time jogue: “somos uma equipe de ataque, que gosta de ter muita bola e jogamos com muita intensidade. Quando não temos a bola, queremos recuperá-la o mais rápido possível, sendo agressivos e pressionando para recuperar a posse”.

Publicidade

Ressurreição

Equipe pode conquistar título europeu após 20 anos -
Equipe pode conquistar título europeu após 20 anos –

Campeão por 15 vezes da liga holandesa e 13 da copa, o Feyenoord é uma das principais forças dos Países Baixos. Principal vencedor local na década de 1960, conquistou a Champions League de 1970. Anos depois, na década de 1980, a equipe ainda contou com os históricos Ruud Gullit e Johan Cruyff em uma temporada extremamente vitoriosa.

A situação, porém, se complicou. No últimos trinta anos, o Feyenoord venceu apenas três campeonatos holandeses. Ainda muito tradicional, o time ostenta o fato de nunca ter sido rebaixado desde que subiu à elite, em 1921.

Sem conseguir competir financeiramente com o Ajax, principal clube do país, o Feyenoord viu os rivais AZ e PSV crescerem em produtividade. Com a criação da Conference League, o time de Roterdã recebeu a oportunidade de uma competição internacional após a quinta colocação na Eredivise 2020/21. Focado na disputa, o tradicional holandês fez uma campanha de 12 vitórias, cinco empates e uma derrota no torneio e tem a chance de conquistar o troféu continental.

Ataque goleador

Uma média de 2,2 gols por jogo representa o DNA deste Feyenoord, que balançou a rede 120 vezes na temporada. Dentro desses números, os nomes Cyriel Dessers, Guus Til e Luis Sinisterra são responsáveis por mais de 50% dos tentos. Titulares absolutos, os jogadores são as principais esperanças da equipe na busca pelo título europeu.

Sinisterra e Guus Til marcaram, juntos, 44 gols na temporada -
Sinisterra e Guus Til marcaram, juntos, 44 gols na temporada –

Artilheiro da Conference League, com 10 gols em 12 jogos (seis como titular), Cyriel Dessers chega à decisão europeia badalado. Nascido na Bélgica, mas atacante da seleção nigeriana, o destaque tem média de 68 minutos para balançar as redes na competição. O atleta de 27 anos marcou 20 vezes em 40 partidas na temporada.

Homem de lado de campo – mais especificamente o esquerdo -, o colombiano Luis Sinisterra é uma das jovens estrelas do ofensivo Feyenoord. Aos 22 anos, o atacante já completa quatro anos na equipe holandesa e faz desta a sua principal temporada.

Belga naturalizado nigeriano tem 10 gols em 12 jogos na Conference League -
Belga naturalizado nigeriano tem 10 gols em 12 jogos na Conference League –

Maior goleador do clube na temporada, com 23 gols, também anotou 11 assistências, sendo quatro delas na Conference League. Alvo de equipes das grandes ligas europeias, pode fazer nesta quarta a última partida com a camisa do Feyenoord.

Meio-campista artilheiro e com características ofensivas, Guus Til completa o forte ataque do time de Arne Slot. Nascido na Zâmbia, é filho de holandeses e defende a seleção nacional do país europeu. Com 21 gols na temporada, pertence ao Spartak Moscou e fica livre no mercado no fim de junho. Jovem, pode ser outro que deixará Roterdã após a decisão.

Ainda não assina Star+?! Clique aqui para se inscrever e ter acesso a jogos ao vivo, séries originais e programas exclusivos da ESPN

Publicidade