Apesar da sentida ausência de público, esportivamente o início dos Jogos Olímpicos de Tóquio tem sido animador para o Japão. Nos dois primeiros dias de disputa, o país sede já venceu cinco medalhas de ouro e está na cola da China, líder do quadro de medalhas. Duas delas, vieram de uma mesma família. A judoca japonesa Uta Abe foi a campeã da categoria 52kg feminino neste domingo 25, horas antes de seu irmão Hifumi Abe conquistar o ouro na final 66kg masculina.
Publicidade
O fato histórico — pela primeira vez na história, irmãos conquistaram um título olímpico em um mesmo dia — ocorreu no palco perfeito: nada menos que o Nippon Budokan, considerado o templo das artes marciais. Um dia antes, o tricampeão mundial Naohisa Takato já havia garantido o primeiro ouro do país que criou a modalidade há 140 anos.
“Foi um sonho para nós”, disse Uta, de 21 anos, aos repórteres locais, depois de abraçar o irmão no Bundokan. Já Hifumi, de 23 anos, que eliminou o brasileiro Daniel Cargnin, medalhista de bronze, na semifinal, disse que o resultado da irmã lhe deu motivação extra. “Não senti nenhuma pressão, mas me deu ainda mais ansiedade. Hoje é o melhor dia da minha vida.”
Publicidade
Até mesmo o primeiro-ministro Yoshihide Suga comentou o feito. “Fiquei emocionado com a forma como eles se encorajaram”, escreveu, no Twitter.