Fernandinho e Rafinha são novidades em lista de Felipão
Volante do Manchester City e lateral do Bayern vão ganhar chance em amistoso
Felipão avisou que não pretendia chamar jogadores que já foram bastante testados e ficariam apenas na reserva. Isso porque a seleção terá pouco tempo para treinar e fará apenas um jogo
Dois atletas que atravessam ótima fase em grandes clubes do futebol europeu conseguiram o que muitos achavam improvável: cavar um espaço na seleção do técnico Luiz Felipe Scolari na última convocação antes da definição da lista dos 23 escolhidos para a Copa do Mundo. O volante Fernandinho, do Manchester City, e o lateral direito Rafinha, do Bayern de Munique, terão uma chance de ouro no amistoso entre Brasil e África do Sul, em 5 de março, em Johannesburgo. Eles foram as únicas novidades na lista divulgada nesta terça-feira pelo técnico Luiz Felipe Scolari, no Rio de Janeiro. Desde a conquista da Copa das Confederações, muitos acreditavam que Felipão já teria seu grupo fechado para o Mundial. O próprio técnico avisou, porém, que ainda havia tempo para pequenas mudanças e para a entrada de jogadores que estejam em bom momento – e esse é o caso de Rafinha, que virou titular do Bayern em meados do ano passado, e Fernandinho, que chegou ao City no início da temporada e se firmou como titular. Depois do amistoso em Johannesburgo, o Brasil só voltará a jogar às vésperas do Mundial – uma das partidas deverá ser contra a Sérvia.
Leia também:
Na última lista da seleção antes da Copa, vagas em aberto
Júlio César pegará ritmo para Copa jogando no… Canadá
Felipão diz que próxima convocação pode ter novidades
Os craques que você tem de ver ao vivo na Copa no Brasil
Anote na agenda: os jogos imperdíveis da fase de grupos
Fernandinho, que se destacou no Atlético-PR e teve boa passagem pelo Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, já tinha recebido algumas chances na seleção com Mano Menezes. A convocação desta terça é a primeira do jogador de 28 anos com Felipão. Rafinha, também de 28 anos, foi revelado pelo Coritiba e conquistou seu espaço no futebol europeu com a camisa do Schalke 04. Era reserva no Bayern de Munique até a chegada do técnico Pep Guardiola, que passou a usar o alemão Lahm no meio e abriu espaço para o brasileiro na lateral. Enquanto Fernandinho e Rafinha entraram no grupo para o amistoso de março, o volante Hernanes e o lateral Maicon ficaram de fora desta vez. Isso não quer dizer, porém, que eles estejam fora dos planos: Felipão avisou que não pretendia chamar jogadores que já foram bastante testados e ficariam apenas na reserva. Isso porque a seleção terá pouco tempo para treinar e fará apenas um jogo (em muitas das últimas convocações, vinha realizando duas partidas em sequência). Como Hernanes e Maicon já foram avaliados de perto por Felipão, o técnico considerou desnecessário chamá-los só para acompanhar o grupo. Por isso, inclusive, ele não chamará 22 atletas, como de costume, mas dezenove ou vinte.
Agora, o técnico espera as próximas rodadas dos campeonatos estaduais para monitorar a situação de atletas como Fred e Jô, que pouco jogaram neste ano. Se o centroavante do Fluminense não tiver novos problemas físicos, terá lugar garantido. Também sairá do futebol brasileiro o goleiro reserva, já que só Júlio César foi chamado por enquanto. Jefferson (Botafogo), Diego Cavalieri (Fluminense) e Victor (Atlético-MG) são candidatos. Entre as principais ausências da lista desta terça estão Robinho, atacante do Milan, e Lucas Leiva, volante do Liverpool. Ambos estão contundidos, ou seja, ainda podem estar nos planos de Felipão. O quadro é mais preocupante para um trio do Paris Saint-Germain: o zagueiro Marquinhos, o lateral Maxwell e o atacante Lucas, que já tiveram muitas chances com Felipão, esperavam ser chamados, mas não entraram na lista. Pior ainda é a situação de Kaká, meia do Milan, e Philippe Coutinho, meia do Liverpool, que torciam para conseguir um lugar de última hora no grupo. Não estar na lista desta terça, porém, não significa estar fora da Copa: Felipão fez questão de repetir que tudo segue em aberto e que não descarta nem sequer convocar um atleta pela primeira vez na lista definitiva da Copa, que sai em 7 de maio .