Em seu 100º jogo, Neymar pode igualar Ronaldo em gols pela seleção
Atacante do PSG já balançou as redes 61 vezes em jogos oficiais pelo Brasil e está atrás apenas de Pelé e do “Fenômeno”
Neymar poderá alcançar na próxima quinta-feira, 10, no amistoso contra Senegal, em Singapura, o ex-atacante Ronaldo em número de gols pela seleção brasileira. O camisa 10 já balançou as redes 61 vezes, uma a menos que o “Fenômeno”, em partidas reconhecidas pela Fifa, ou seja, jogos entre seleções principais.
Na conta que incluem partidas do Brasil contra clubes, combinados e seleções de base, Ronaldo tem 67 gols. O recordista, independentemente da contagem, é Pelé: 77 pelos critérios da Fifa e 95 pelas contas da CBF.
Em média de gols, Neymar também está quase empatado com Ronaldo: tem 0.61 gols por jogo contra 0.62 do ex-camisa 9. Ambos estão abaixo de Pelé (0.83), Romário (0.78) e Zico (0.67).
Em número de jogos oficiais, Neymar superará Ronaldo e empatará com Robinho como sexto da lista que tem Cafu na liderança com 142 participações.
Neymar já entrou em campo 99 vezes pela seleção brasileira e disputará a centésima partida no amistoso de quinta-feira. O jogo será em Singapura às 9h (horário de Brasília), no mesmo Estádio Nacional onde ele marcou quatro gols em uma mesma partida, contra o Japão, em 2014.
“Estou muito feliz por atingir essa marca. Nem nos melhores sonhos imaginei que isso pudesse acontecer”, declarou Neymar em coletiva na véspera. “Foram muitas decepções, derrotas, comete-se muitos erros. Mas se você for um cara que batalha no final de tudo você consegue redimir seus erros”, afirmou.
O primeiro jogo de Neymar pela seleção foi no dia 10 de agosto de 2010, com gol e vitória por 2 a 0 sobre os Estados Unidos. O técnico da seleção era Mano Menezes.
Se os números de gols e jogos de Neymar chamam atenção, seu currículo de troféus ainda é modesto: conquistou apenas o título da Copa das Confederações de 2013 – além da medalha de ouro na Rio-2016 pela equipe olímpica. Uma lesão no ligamento do tornozelo direito sofrida nos primeiros minutos do amistoso diante do Catar o impediu de defender o time na vitoriosa campanha da Copa América deste ano.
Recordistas de jogos oficiais pela seleção brasileira
1º) Cafu – 142 jogos
2º) Roberto Carlos – 125 jogos
3º) Daniel Alves – 117 jogos
4º) Lúcio – 105 jogos
5º) Taffarel – 101 jogos
6º) Robinho – 100 jogos
7º) Ronaldo e Neymar – 99 jogos
(com Estadão Conteúdo)