Dunga aprova ‘base’ do Corinthians e não define goleiro titular
Cássio foi chamado pelo técnico e se juntou a três companheiros de clube
O técnico Dunga fez poucas mudanças na convocação da seleção brasileira para as partidas contra Argentina e Peru, pelas Eliminatórias da Copa, em novembro. A principal novidade foi o goleiro Cássio, do Corinthians, que fará companhia aos companheiros de clube Gil, Renato Augusto e Elias. Com quatro convocados, o Corinthians é o time que mais cedeu atletas na lista – Santos, Barcelona, Chelsea, Real Madrid e Paris Saint-Germain têm dois representantes cada. Dunga admitiu que o entrosamento pode ajudar e ressaltou que está observando os atletas do campeonato nacional.
Leia também:
Cássio aponta melhor goleiro do Brasileirão: ‘Eu’
Dunga dá nota 8.5 para seleção em Fortaleza e já pensa na Argentina
Seleção afasta crise com vitória sobre a Venezuela em Fortaleza
“É bom, são jogadores experientes, que vem jogando muito bem. Para nós não importa se joga no Brasil ou na Europa, o que importa é o rendimento dos jogadores. Vamos olhar pelo lado técnico. O importante é que são jogadores habituados a vencer e isso acrescenta muito numa seleção.” Coincidentemente, a seleção usará também o centro de treinamentos do Corinthians antes de viajar para Buenos Aires. “A mudança é uma questão de logística. Ficaremos em São Paulo, perto do aeroporto, e isso facilitará para os jogadores. Ganharemos tempo para treino”, explicou Dunga.
Cássio foi chamado para o lugar de Marcelo Grohe, do Grêmio, que se recupera de lesão e, segundo Dunga, “já estava merecendo uma oportunidade”. O treinador, no entanto, não quis adiantar quem será o titular nas próximas partidas – Jefferson, do Botafogo, jogou contra o Chile, e Allison, do Inter, contra a Venezuela. “Quando o treinador convoca, ele confia nos 23 jogadores. Todos estão na seleção pela capacidade que têm e pelo que fazem nos seus clubes, e podem jogar. A decisão é do treinador e será tomada durante os treinamentos.”
Argentina – O treinador tentou minimizar a ausência do lesionado Lionel Messi e o fato de Argentina ter apenas um ponto na competição e espera um jogo duríssimo, dia 12 de novembro, em Buenos Aires. “Contra a Argentina é sempre uma guerra, um campeonato à parte. Cada bola é uma decisão. O Brasil vai ter que se superar para conseguir a vitória.”
Dunga afirmou que não sabe ainda como escalará Neymar – a tendência é entre no lugar de Douglas Costa, aberto pela esquerda – e ressaltou os pontos positivos que observou nas últimas partidas. “Estamos voltando a jogar da maneira que o Brasil gosta, com qualidade técnica, drible, criatividade. Também temos várias coisas que não gostamos, mas isso é uma coisa interna e tentamos corrigir e motivar os jogadores.”
Os 23 convocados da seleção brasileira:
Goleiros
Allison (Inter)
Cássio (Corinthians)
Jefferson (Botafogo)
Zagueiros:
Miranda (Inter de Milão)
Marquinhos (PSG)
David Luiz (PSG)
Gil (Corinthians)
Laterais:
Danilo (Real Madrid)
Daniel Alves (Barcelona)
Filipe Luis (Atlético de Madri)
Marcelo (Real Madrid)
Meio-campistas:
Luiz Gustavo (Wolfsburg)
Fernandinho (Manchester City)
Elias (Corinthians)
Renato Augusto (Corinthians)
Oscar (Chelsea)
Lucas Lima (Santos)
Willian (Chelsea)
Kaká (Orlando City)
Atacantes:
Neymar (Barcelona)
Douglas Costa (Bayern de Munique)
Hulk (Zenit)
Ricardo Oliveira (Santos)
(da redação)