Ano após ano, novos jovens aparecem no meio do futebol com status de promessas. Mais recentemente, foram relevantes nomes os que se consolidaram, como Lamine Yamal (Barcelona), João Neves (PSG) e Arda Guler (Real Madrid), o que abre espaço para novas estrelas começarem a brilhar.

PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital

Em meio a um futebol cada vez mais integrado às mídias sociais, a expectativa dos torcedores em cima dos garotos cresce cada vez mais cedo. Não é raro que jogadores ainda crianças virem notícia e motivo de análise de olheiros ao redor do mundo.

Assim, de olho nos “adolescentes” que já chamam a atenção ao redor do mundo, PLACAR separou uma breve apresentação de 15 grandes promessas que devem brilhar globalmente nos últimos anos; confira.

Franco Mastantuono – Real Madrid

Franco Mastantuono, River Plate - BUDA MENDES/AFP

Mastantuono é a nova joia do futebol argentino – BUDA MENDES/AFP

Anunciado pelo Real Madrid para a temporada 2025/26, o meia-atacante canhoto de 17 anos é visto como a nova estrela argentina e chegou a ser chamado de “herdeiro de Messi” por Matias Almeyda, ídolo do River Plate. Mastantuono completa 18 anos no meio de agosto e já tem 66 jogos como profissional, somando 11 gols e sete assistências.

Ayyoub Bouaddi – Lille

Bouaddi é um meio-campista promissor na França – Divulgação / Lille

Bouaddi é um dos nomes que deve dar sequência à talentosíssima geração francesa – apesar de já ter sido especulado na seleção marroquina, em razão de sua ascendência. Aos 17 anos, o meio-campista do Lille se destaca pelo bom trato da bola, com dribles e passes criativos.

Konstantinos Karetsas – Genk

Karetsas, do Genk, é um dos canhotos habilidosos da nova geração – Divulgação / Instagram

Aos 17 anos, Karetsas atraiu olhares ao ganhar espaços entre os titulares do Genk durante o Campeonato Belga de 2024/25. Jogador sub-20 com mais dribles (39) e passes para finalização (49) da última liga, o canhoto que parte da direita nasceu na Bélgica, mas optou por defender profissionalmente a seleção da Grécia, nação de seus pais.

Mikey Moore – Tottenham

Moore foi importante para o Tottenham na reta final da temporada – Divulgação / Instagram

O meia-atacante dos Spurs tem se destacado na base de seu clube e da seleção. Ainda com 17 anos, ganhou espaço no time titular do Tottenham, com um gol e duas assistências na temporada 2024/25.

Francesco Camarda – Lecce

Francesco Camarda tem mais de 500 gols na base do Milan – Divulgação / Instagram

O atacante tratado como joia na Itália ostenta mais de 500 gols na base e estreou profissionalmente pelo Milan na temporada passada, se tornando o jogador mais jovem da história do Milan (e do futebol italiano) a jogar pela Champions League, com 16 anos e 226 dias. Para esta temporada, foi emprestado ao Lecce.

Jorthy Mokio – Ajax

Mokio, do Ajax, é destaque por versatilidade – Divulgação / Instagram

Versatilidade é uma boa definição para o atleta belga do Ajax. Em 11 jogos (quatro como titular) no último Campeonato Holandês, o canhoto pode atuar na lateral, no meio e até mais recuado, numa linha de defensores.

Gilberto Mora – Tijuana

Gilberto Mora em jogo pela seleção mexicana – Divulgação / Instagram

Com seu gol na final da Copa Ouro, ajudando o México a ficar com o título, Gilberto Mora supereu Lamine Yamal e tornou o mais jovem a marcar em uma final internacional na história do futebol. O atacante de 16 anos e 1,68m de altura que pertence ao Tijuana é uma das peças que prometem levar o futebol de seu país a grandes atuações globais.

Zé Lucas – Sport

Joia do Sport, Zé Lucas joga como volante – Divulgação / Instagram

O torcedor do Sport tem poucos motivos para sorrir em 2025. No entanto, a presença de Zé Lucas arranca sorrisos, especialmente pela qualidade do habilidoso volante de 17 anos, que já compõe a seleção brasileira da categoria e chama a atenção do Barcelona.

Justin Lerma – Independiente Del Valle

Lerma já está negociado com o Borussia Dortmund – Divulgação / Instagram

Acertado com o Borussia Dortmund para se apresentar na metade de 2026, o meia-atacante estreou profissionalmente no Del Valle com 15 anos. Agora, aos 17, vive períodos atuando na equipe sub-20 da equipe, mas segue como promessa pelo bom trabalho no último terço, com holofotes por sua habilidade e porte físico.

Chido Obi – Manchester United

Obi pode ter mais espaço no United – Divulgação / Instagram

Filho de nigerianos e nascido na Dinamarca, o centroavante de caráter oportunista acumulou gols na base de Arsenal e Manchester United. Com 17 anos, fez oito partidas em 2024/25 e deve receber mais espaço nos próximos meses.

Mohamed Meité – Rennes

Meité ganhou espaço no Rennes em 2024/25 – Divulgação / Instagram

Alto, forte e oportunista, o centroavante francês de 17 anos chegou ao time principal do Rennes na última temporada. Em 544 minutos jogados na temporada, fez dois gols marcados.

Abdellah Ouzane – Ajax

Ouzane é da geração 2009,e completa 18 anos apenas em 2027 – Divulgação / Instagram

Cria do Ajax, o meio-campista da seleção marroquina de base foi comparado a Zinedine Zidane e Jude Bellingham esteve perto de ser contratado pelo Real Madrid recentemente. No entanto, o talento nascido em 2009 seguirá no time holandês e pode estrear como profissional ainda neste ano.

Gabriel Mec – Grêmio

Gabriel Mec, joia do Grêmio, passou por lesão – Divulgação / Instagram

Recuperado de fratura no tornozelo, o meia-atacante de 17 anos é observado com bons olhos pelo Grêmio desde o início da adolescência. Habilidoso e com enorme potencial, deve voltar a figurar entre os profissionais do Imortal nos próximos compromissos desta temporada.