Publicidade
Publicidade

Campeonato Inglês volta atrás e convoca reunião sobre coronavírus

Minutos depois de confirmar os jogos, técnico do Arsenal testou positivo para a doença e a Premier League fará encontro de emergência para decidir futuro

Enquanto a maioria das grandes ligas e federações esportivas do mundo vem anunciando o adiamento ou a menos a realização de jogos com portões fechados, o Campeonato Inglês surpreendeu ao informar nesta quinta-feira 12 que seus próximos jogos estão normalmente mantidos e com a presença de torcedores nos estádios. Minutos depois, o Arsenal informou que o técnico Mikel Arteta contraiu a doença e a Premier League teve que convocar uma reunião de emergência nesta sexta-feira 13 para decidir se segue o calendário ou remarca as partidas.

Publicidade

A infecção do espanhol pelo Covid-19 foi divulgada em comunicado do clube em seu site oficial. O Arsenal informou que o centro de treinamento teve que ser fechado e os profissionais que tiveram contato com o Arteta recentemente estão isolados, seguindo as orientações das autoridades de saúde do Reino Unido.

O Arsenal já teve um jogo cancelado pelo Campeonato Inglês no meio da semana, contra o Manchester City, como forma de precaução. O clube decidiu suspender a partida, pois vários jogadores mantiveram contato com o empresário Evangelos Marinakis, dono do clube grego Olimpiakos, que foi diagnosticado com coronavírus. Ingleses e gregos se enfrentaram pela Liga Europa no final de fevereiro.

Publicidade

Antes de saber da infecção de Arteta, a Premier League tomou a medida de manter os jogos depois de um pronunciamento do primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson. Ele disse que apesar do número crescente de casos na ilha (quase 600 infectados e dez mortes), as escolas devem permanecer abertas, eventos esportivos devem ser realizados e que apenas pessoas com sintomas devem se isolar voluntariamente por sete dias.

Com o novo caso, a liga emitiu um novo comunicado afirmando que “após o anúncio do Arsenal nesta noite, confirmando que o treinador do time Mikel Arteta testou positivo para o Covid-19, a Premier League fará uma reunião de emergência com os clubes amanhã para decidir sobre os próximos jogos do campeonato”. O texto encerra afirmando que “a Premier League não fará nenhum comentário sobre isso até que a reunião aconteça”.

Nos últimos dias, diversos jogos no continente foram adiados ou realizados com portões fechados. Na Inglaterra, a única mudança foi aquela da partida entre Arsenal e Manchester City, que deveria ter ocorrido na última quarta-feira 11.

Publicidade
Continua após a publicidade

Publicidade