Publicidade
Publicidade

Corinthians festeja 11 anos do título mundial, último campeão sul-americano

Data marca vitória por 1 a 0 contra o Chelsea e, desde então, torneio da Fifa é dominado por europeus; Fluminense pode quebrar o jejum para os brasileiros

A data 16 de dezembro é histórica para o fiel torcedor alvinegro. Neste sábado, o Corinthians festeja 11 anos da vitória por 1 a 0 contra o Chelsea, no Japão, e do título do Mundial de Clubes. Desde então, nenhuma equipe sul-americana voltou a conquistar o torneio da Fifa, dominado por campeões europeus. Quem pode quebrar o jejum para os brasileiros é o Fluminense, que joga a semifinal da atual edição.

Publicidade

Nesta mesma data, em 2012, o Corinthians pintava o mundo de preto e branco pela segunda vez. Em confronto contra o Chelsea, então campeão europeu, no Estádio Internacional de Yokohama, o Timão fez 1 a 0 com gol de Paolo Guerrero e garantiu o resultado com grande atuação do goleiro Cássio, eleito o melhor em campo.

A histórica escalação do Corinthians no Mundial de 2012: Cássio, Alessandro, Chicão, Paulo André e Fabio Santos; Ralf, Paulinho, Jorge Henrique, Danilo; Emerson Sheik e Paolo Guerrero.

Publicidade

Uma década depois, o Corinthians segue como o último sul-americano campeão do Mundial. Desde então, o torneio foi completamente dominado pelas equipes europeias, que venceram todas as edições na sequência: 5x Real Madrid, 2x Bayern de Munique, 1x Barcelona, Liverpool e Chelsea.

Além da freguesia para os europeus nas decisões do torneio, em mais de uma vez o campeão da Libertadores foi surpreendido no meio do caminho, no confronto válido pela semifinal. Confira abaixo o histórico dos sul-americanos nas últimas edições:

2013: Atlético Mineiro 1 x 3 Raja Casablanca (semifinal)
2014: San Lorenzo 0 x 2 Real Madrid (final)
2015: River Plate 0 x 3 Barcelona (final)
2016: Atlético Nacional 0 x 3 Kashima Antlers (semifinal)
2017: Grêmio 0 x 1 Real Madrid (final)
2018: River Plate 2 (4) x (5) 2 Al-Ain (semifinal)
2019: Flamengo 0 x 1 Liverpool (final)
2020: Palmeiras 0 x 1 Tigres (semifinal)
2021: Palmeiras 0 x 1 Chelsea (final)
2022: Flamengo 2 x 3 Al-Hilal (semifinal)

Publicidade

O Fluminense tem a oportunidade de quebrar essa escrita na atual edição do Mundial de Clubes. O Tricolor Carioca entra em campo na próxima segunda-feira, 15, às 15h (de Brasília), para enfrentar o Al-Ahly, do Egito. Em caso de vitória, a equipe brasileira comandada por Fernando Diniz faz a final do torneio contra o vencedor de Manchester City e Urawa Reds, do Japão.

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.

Publicidade