Copa do Brasil: mudança na regra classifica Atlético-MG
Resultado desta quarta-feira contra o Figueirense eliminaria o clube mineiro das edições anteriores por causa da regra do gol fora de casa
Desde sua criação, em 1989, a Copa do Brasil utilizava regra do gol marcado fora de casa como critério desempate. Por exemplo, caso um clube perdesse no estádio do adversário por 2 a 1, mas vencesse em casa por 1 a 0, se classificaria, por ter feito mais gols como visitante. Neste ano, porém, o critério mudou e o Atlético-MG foi o primeiro a se beneficiar da mudança.
Disputando a terceira fase contra o Figueirense, o clube mineiro venceu por 1 a 0 na primeira partida, no Orlando Scarpelli, Santa Catarina. Nesta quarta, no Independência, em Belo Horizonte, saiu perdendo com gol de Zé Antônio, mas empatou com Ricardo Oliveira, ainda no primeiro tempo. Jorge Henrique fez mais um e garantiu a vitória catarinense por 2 a 1.
Esse resultado, até 2017, eliminaria o Atlético. Com as novas regras, a partida foi para os pênaltis e com os defesas de Victor nos chutes Jorge Henrique e Diego Renan, a equipe mineira venceu por 4 a 2 e se classificou para a quarta e última fase antes das oitavas de final.
Apesar da mudança de regras, essa foi a única partida desta fase, até o momento, decidida nas penalidades. Ainda restam cinco jogos para que sejam conhecidos os 10 classificados. A nova regra será mantida em todas as fases desta edição.
Terceira fase da Copa do Brasil
28 de fevereiro
Náutico 2 x 1 Cuiabá
Bragantino 1 x 0 Vitória
Ponte Preta 0 x 0 Sampaio Corrêa
São Paulo 2 x 0 CRB
Goiás 1 x 0 Coritiba
Ferroviário 1 x 1 Vila Nova
Atlético-PR 0 x 0 Ceará
Figueirense 0 x 1 Atlético-MG
1 de março
Fluminense 1 x 2 Avaí
Internacional 2 x 0 Cianorte
14 de março
Coritiba 1 x 1 Goiás
Cianorte 0 x 2 Internacional
CRB 0 x 3 São Paulo
Cuiabá 0 x 1 Náutico
Atlético-MG (4) 1 x 2 (2) Figueirense
15 de março
19h15 – Sampaio Corrêa x Ponte Preta
19h15 – Vitória x Bragantino
20h30 – Vila Nova x Ferroviário
21h30 – Avaí x Fluminense
21h30 – Ceará x Atlético-PR