Como Gerrard e Coutinho podem fazer Liverpool campeão inglês
Antigos parceiros nos Reds, dupla do Aston Villa estará no caminho do Manchester City em duelo decisivo pelo título na última rodada
Chame de ironia do destino, coincidência, sorte ou do que quiser, mas as chances do Liverpool desbancar o Manchester City na corrida pelo título da Premier League passam, diretamente, por uma dupla bem conhecida dos torcedores dos Reds: o técnico Steven Gerrard e o meia Philippe Coutinho. Mesmo longe, hoje no Aston Villa, eles podem ser os responsáveis pela façanha de atrapalhar os planos do City – e consequentemente ajudar a equipe de Jürgen Klopp – em confronto direto no domingo, 22, pela última rodada da competição.
Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 6,90/mês. Não perca
A vitória por 2 a 1 diante do Southampton, de virada, permitiu ao finalista da Liga dos Campeões também seguir sonhando com o bicampeonato inglês. A distância para o rival é de apenas um ponto – 90 a 89 – e ainda há chances reais de título.
O sonho voltou a tomar forma pelo tropeço do City no último domingo, 15. A equipe de Pep Guardiola empatou por 2 a 2 com o West Ham, fora de casa, e permitiu ao rival encostar dois dias depois.
Campeão da Copa da Inglaterra um dia antes, no sábado, o Liverpool jogou a partida atrasada e, mesmo sem contar com quase nenhum dos titulares, conseguiu manter-se vivo na corrida.
Agora, ambos jogam em horários simultâneos – às 12h (de Brasília) – e decidem na 38ª rodada quem ficará com a taça. O Liverpool encara o Wolverhampton, em oitavo lugar, e já sem pretensões na competição já que não poderá nem avançar e nem regredir na tabela de classificação, enquanto o City terá o Villa de Coutinho e Gerrard.
O time de Birmingham se recuperou com a chegada de Gerrard, mas ocupa a modesta 14ª colocação, já sem chances de rebaixamento e, também, de assegurar vaga em uma competição europeia. Mesmo assim, há esperanças depositadas sobre a dupla.
O hoje técnico é ex-volante histórico e considerado um ídolo dentro de Anfield. Ele deixou o clube em 16 de maio de 2015 para atuar pelo Los Angeles Galaxy, na Major League Soccer, após 28 anos. Gerrard fez sua estreia nos profissionais em 1998 e tem ligação quase umbilical com o clube.
É considerado o líder da histórica conquista da Champions diante do Milan, em 2005, quando a equipe perdia por 3 a 0 no intervalo e empatou em poucos minutos no segundo tempo para depois assegurar a taça nos pênaltis. Fez 710 jogos, marcou 186 gols. Para muitos, será inevitável o retorno após o fim da era Klopp.
Já Coutinho viveu no Liverpool o ápice da carreira entre 2012 e 2017. Foram 201 jogos, 54 gols e 44 assistências com a camisa 10. Uma polêmica saída para o Barcelona por 160 milhões de euros (855 milhões de reais pela cotação atual) não foi perdoada pelos torcedores.
“Não me arrependo de ir para o Barça. Em determinados momentos temos que tomar decisões e um dos meus maiores sonhos era jogar no Barcelona”, disse em entrevista à ESPN.
De volta ao futebol inglês e hoje próximo da Copa do Mundo, ele deve justamente a ex-companheiro Gerrard a retomada após inúmeras lesões e dificuldades na Espanha. Foi comprado recentemente por 20 milhões de euros (cerca de 106 milhões de reais na cotação atual).
“Se você olhar sua performance nesta noite, sua habilidade, consciência e visão… Se você não gosta de vê-lo jogar, você deveria parar de ver futebol”, declarou o treinador após o empate por 3 a 3 diante do Leeds, com um gol e duas assistências do brasileiro.
Antigos parceiros no meio-de-campo do Liverpool, passa novamente por eles – de maneira inusitada – o sonhado 20ª título inglês. Se conseguirem ajudar, o antigo time igualará o Manchester United como maior campeão do país.