Publicidade
Publicidade

Com novo formato, apenas dois Estados tiveram dois acessos na série C

São Paulo e Pará conseguiram o acesso duas vezes cada, mas apenas São Paulo teve dois clubes conseguindo acesso

A série C está chegando à sua fase decisiva. Até o momento, cinco equipes estão classificadas para as quartas de final. Curiosamente, uma de cada estado até o momento: Fortaleza-CE, Vila Nova-GO, ASA-AL, Londrina-PR e Tupi-MG. Essa variedade é algo presente sempre na disputa da terceira divisão com esse novo formato.

Publicidade

A série C é disputada desta forma desde 2012. Naquele ano, foi implementado um novo sistema de disputa, com dois grupos de dez equipes cada, divididos regionalemente, classificando os quatro melhores para as quartas de final. Os vencedores das quartas vão para a semifinal e sobem para a série B. Com exceção de um ano em que, por conta de disputas de tribunal, houve grupo com onze equipes, o novo formato se estabeleceu. Desde então, assim como em 2015, houve uma variedade de acesso com relação aos Estados.

Dos 12 clubes que conseguiram acesso desde 2012, dez vieram de Estados distintos. Apenas dois Estados repitiram clubes. Pará e São Paulo são os únicos que tiveram dois acessos desde então. Pelo Pará, os dois acessos foram conquistados pelo Paysandu. Por São Paulo, Oeste e Mogi Mirim, duas equipes do interior do Estado, conseguiram subir.

Publicidade

Os outros oito estados que conseguiram acesso para a série B foram: Santa Catarina, Ceará, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Alagoas. Dessas equipes, apenas uma chegou à série A com o tempo. A Chapecoense, que conseguiu acesso em 2012 para a série B, chegou em 2014 à série A e permanece lá até hoje.

Conseguiram acesso em novo formato da série C:

SC – Chapecoense

SP – Oeste e Mogi Mirim

Continua após a publicidade

PA – Paysandu (2)

CE – Icasa

GO – Vila Nova

MA – Sampaio Corrêa

PE – Santa Cruz

MT – Luverdense

RJ – Macaé

AL – CRB

Continua após a publicidade

Publicidade