Chilenos insinuam acerto de resultado entre Peru e Colômbia
Empate em Lima classificou as duas equipes e tirou a seleção chilena da Copa
Os atuais bicampeões da Copa América estão fora do Mundial de 2018. A derrota por 3 a 0 para o Brasil, em São Paulo, e uma combinação de outros resultados na noite desta quarta-feira eliminou a seleção chilena da Copa da Rússia. Imagens vindas de Lima, no entanto, revoltaram torcedores chilenos, que denunciaram um suposto acerto de resultado entre Peru e Colômbia.
Quando as partidas se encaminhavam para o fim, o Brasil já vencia facilmente o Chile, Argentina e Uruguai também já tinham vitórias asseguradas e Peru e Colômbia empatavam em 1 a 1. Os resultados serviam para peruanos e colombianos e, como comprovam imagens da emissora argentina TyC Sports, houve muita conversa entre atletas e comissões técnicas dos dois times nos minutos finais.
O colombiano Radamel Falcão Garcia foi quem mais “negociou” com os adversários, caminhando pelo gramado com a mão na boca, possivelmente avisando aos peruanos que o empate bastava para ambos. O peruano Paolo Guerrero, desconfiado, foi flagrado indo até seu banco para confirmar se sua seleção estava mesmo se garantido na quinta posição, o que o levaria a repescagem .
Um gol naquele momento classificaria o Chile e eliminaria o derrotado. Nos minutos finais, quando a derrota chilena já estava decretada, peruanos e colombianos tocaram a bola com pouca objetividade e apenas esperaram o fim do jogo. Quando o apito final soou, as duas equipes celebraram.
Torcedores e meios de comunicação do Chile protestaram do suposto “acordo” entre peruanos e colombianos, mas não há mais nada a fazer. A Colômbia terminou em quarto e se garantiu no Mundial de forma direta. O Peru, que não disputa o torneio desde 1982, enfrentará a Nova Zelândia na repescagem. Já o Chile ficou de fora da Copa pela primeira vez desde 2006.