Publicidade
Publicidade

Chegou a hora: Felipão anuncia seus 23 escolhidos no Rio

Técnico da seleção convoca grupo da Copa do Mundo nesta quarta, às 11h30

“Pode ser que exista uma surpresa para alguém ou uma divergência de nomes, o que é natural. Mas, para quem vem acompanhando o nosso trabalho, dá para saber quem serão 21, 22 jogadores, por aí”, disse Felipão na terça

Para a seleção brasileira, a Copa do Mundo começa nesta quarta-feira, às 11h30 (de Brasília), em uma casa de shows do Rio de Janeiro. A pouco mais de um mês do jogo de abertura, contra a Croácia, em 12 de junho, em São Paulo, o técnico Luiz Felipe Scolari anuncia seus 23 escolhidos para a disputa da competição. A expectativa geral é de poucas surpresas – Felipão está com seu grupo praticamente definido desde o fim do ano passado. Na reta final, poucas vagas estavam em aberto, todas elas para o banco de reservas. O treinador inclusive adiantou alguns nomes nas últimas semanas – o goleiro Júlio César, os zagueiros Thiago Silva e David Luiz, os atacantes Fred e Neymar foram citados de forma nominal. Felipão disse ainda que cinco jogadores que atuam em Londres foram avisados de que seriam chamados (além de David Luiz, eles são Paulinho, Ramires, Willian e Oscar).

Publicidade

Talvez a principal dúvida seja entre a convocação de Hernanes, que fez bons jogos com Felipão, e Robinho, que só chegou ao grupo no fim do ano passado mas oferece alternativas importantes para o setor ofensivo. Mas Felipão avisa que nomes que correm por fora podem acabar aparecendo na relação final. “Pode ser que exista uma surpresa para alguém ou uma divergência de nomes, o que é natural. Mas, para quem vem acompanhando o nosso trabalho, dá para saber quem serão 21, 22 jogadores, por aí. Posso adiantar que será uma lista feita com a coerência que vem marcando todas as nossas convocações”, disse o treinador em entrevista divulgada pela CBF na véspera do anúncio. Felipão passou a terça-feira na sede da entidade, no Rio, discutindo as últimas opções da lista com o coordenador técnico Carlos Alberto Parreira e o auxiliar Flávio Murtosa. Curiosamente, foi o aniversário da convocação de Felipão para a Copa de 2002.

Leia também:

Nas últimas listas das Copas, Brasil teve poucas surpresas

Thiago Silva aguarda a convocação: ‘Não consigo dormir’

Continua após a publicidade

Antes de revelar lista, Felipão reza à sua santa de devoção ​

Felipão usará a psicologia para evitar ‘já ganhou’ na Copa

Felipão já confirma oito de seus 23 convocados para Copa

Naquela ocasião, havia muitos pedidos de torcedores para que Romário fosse chamado pelo gaúcho. Passados doze anos, Felipão comemorou o fato de não estar sob uma pressão daquele tipo. Ele sabe, porém, que suas escolhas serão discutidas a fundo pelos brasileiros de agora até o Mundial. “Pode não haver clamor popular por algum nome, mas expectativa sobre esse ou aquele jogador sempre vai haver.” Um imprevisto para o treinador foi o anúncio, na terça, de que Jô, considerado um nome quase certo para a reserva do titular Fred, está machucado e precisará de pelo menos quinze dias para se recuperar. O médico do Atlético-MG já conversou com Felipão sobre a situação do atleta, e aparentemente a contusão não o afastará do grupo – até porque Felipão terá a chance de trocar qualquer atleta lesionado até o prazo final de inscrição dos jogadores na Fifa. O treinador, aliás, terá de entregar uma lista de suplentes, mas optou por deixar esse anúncio para outra data.

Publicidade

Esse é mais um dos sinais claros de que Felipão há muito tempo já não tem grandes dúvidas sobre a formação de sua equipe – o técnico confia tanto em sua base, que venceu a Copa das Confederações e fez boas apresentações em amistosos contra seleções importantes, que dispensou a chance de anunciar uma lista mais extensa para só depois fazer um corte final. Outras seleções que ainda não encontraram um time ideal deverão chamar 30 atletas e só decidir os 23 que ficam no fim do período de inscrições. De acordo com o diretor de comunicação da CBF, Rodrigo Paiva, Felipão divulgará a lista dos sete suplentes no dia 13, no fim do prazo da Fifa. Eles ficarão de sobreaviso como possíveis substitutos dos 23 escolhidos para o Mundial. Até o início de junho, eles estarão aptos a entrar no grupo da Copa – e não somente em caso de lesão, como já aconteceu no passado. Felipão poderá fazer uma troca inclusive por motivos técnicos, caso ache necessário.

Continua após a publicidade

Publicidade