Champions League: entenda as mudanças na classificação para 2024
Entidade europeia oficializou modificações nos formatos de todas as suas competições de clubes; fase de grupos será substituída por liga única
A Uefa oficializou nesta terça-feira, 10, mudanças nos formatos de suas competições de clubes a partir da temporada 2024/25. As alterações mais sensíveis têm destaque, principalmente, para a Liga dos Campeões, mas também são estendidas à Liga Europa e a Conference League.
Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 6,90/mês. Não perca
A Champions terá um aumento no número de participantes. De 32 equipes que compõem o atual formato, divididas por oito grupos com quatro cada, a competição saltará para 36.
A fase inicial de grupos será extinta, sendo substituída pelo formato de liga única. Sendo assim, cada equipe realizará oito jogos, quatro deles como mandante e outros quatro fora de casa. Os oito melhores classificados desta fase se garantirão na fase eliminatória, de oitavas de final.
As equipes que ficarem abaixo, entre o nono e 24º lugar, disputarão um playoff para assegurar mais oito vagas e formar a fase de mata-mata da competição.
As mudanças também atingirão a Liga Europa, que terá oito jogos iniciais, e na Conference League, que terá seis partidas na fase de liga. Ambas incluirão 36 equipes nesta fase.
Outra mudança é que ao invés de utilizar o tradicional critério de ranking de federações ou coeficiente de clubes, a Uefa realizará a distribuição das quatro novas vagas de forma distinta.
A primeira delas irá para o terceiro colocado na liga da federação que ocupe a quinta posição do ranking da Uefa – atualmente seria para o Campeonato Francês. A segunda para um campeão nacional que venha da fase de playoffs, chamado de “Caminho dos Campeões”.
A terceira e quarta vagas para as federações em que os clubes tiverem a melhor média de pontos por jogos na edição anterior – atualmente iria para a Premier League, o Campeonato Inglês, e o Campeonato Holandês.