Os estádios cheios ficarão como uma das boas marcas da Copa de 2014. Até agora, 2 910 319 pessoas assistiram às 56 partidas do Mundial, em doze cidades-sede. A atual média de público no Brasil, de 51 970 pagantes por jogo, já é a terceira maior marca na história – e deve se tornar a segunda até o fim da Copa. O primeiro lugar é do campeonato de 1994, nos Estados Unidos, que teve uma média de 68 991 torcedores. Esse número não pode ser alcançado em 2014, porque os estádios possuem capacidade menor. A segunda maior média, de 52 491 pessoas, foi registrada em 2006, na Alemanha, que contava com arenas praticamente do mesmo tamanho das brasileiras.
Leia também:
Siga no Instagram: uma seleção de fotos exclusivas em @vejanoinsta
Torcida nota zero: sul-americanos dão mau exemplo no Rio
Baderneiros argentinos são denunciados pelo MP
Na primeira Copa no Brasil, em 1950, mesmo com os 200 000 torcedores na final, no Maracanã, a média de público foi de 47 511. Já os últimos Mundiais – exceto o alemão – sofreram com a falta de público. Em muitas partidas, os estádios ficaram vazios. Em 2002, inclusive o jogo entre Paraguai e África do Sul teve apenas pouco mais de 25 000 cadeiras ocupadas, menos da metade de sua capacidade total: 55 982. Na África do Sul, em 2010, o pior público foi o do empate entre Nova Zelândia e Eslováquia, com 23 871 pagantes. Neste ano, nenhuma partida teve menos de 37 000 espectadores no estádio.
Até mesmo partidas de seleções mais modestas receberam ótimo público. O confronto entre Suíça e Equador, por exemplo, reuniu 68 351 pessoas no Mané Garrincha, em Brasília. O pior público da competição ocorreu na partida entre Rússia e Coreia do Sul (37 603 pessoas), na Arena Pantanal, mas, mesmo assim, 91% do estádio estava tomado. A taxa de ocupação das arenas foi 98,2% na primeira fase e 98,5% nas oitavas.
1/59 Torcedora beija réplica da taça na partida entre Holanda e Costa Rica na Arena Fonte Nova, em Salvador (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA.com)
2/59 Torcedoras aguardam partida entre Holanda e Costa Rica, na Arena Fonte Nova, em Salvador (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
3/59 Torcedoras aguardam partida entre Holanda e Costa Rica, na arena Fonte Nova, em Salvador (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
4/59 Torcedora holandesa chega para a partida contra a Costa Rica, na arena Fonte Nova, em Salvador (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
5/59 Torcedora da Costa Rica chega na Arena Fonte Nova para o jogo contra a Holanda, em Salvador (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
6/59 Bela torcedora nas arquibancadas do Castelão, na partida entre Brasil e Colômbia (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA.com)
7/59 Torcedora brasileira durante o jogo contra a Colômbia no Castelão, em Fortaleza (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
8/59 Torcedora da Colômbia aguarda o início do jogo contra o Brasil no Castelão, em Fortaleza (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
9/59 Torcedora do Brasil aguarda o início do jogo contra a Colômbia no Castelão, em Fortaleza (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
10/59 Torcedoras do Brasil aguardam o início do jogo contra a Colômbia no Castelão, em Fortaleza (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
11/59 Torcedora brasileira durante o jogo contra a Colômbia no Castelão, em Fortaleza (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
12/59 Torcedoras do Brasil aguardam o início do jogo contra a Colômbia no Castelão, em Fortaleza (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
13/59 Torcedoras do Brasil posam para foto em frente ao Castelão, em Fortaleza (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
14/59 Torcedora do Brasil chega no Castelão para o jogo contra a Colômbia, em Fortaleza (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
15/59 Torcedora aguarda o início da partida entre Portugal e Gana no Mané Garrincha, em Brasília (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
16/59 Bela torcedora argentina nas arquibancadas do Mané Garrincha, na partida contra a Bélgica (Ricardo Corrêa/VEJA)
17/59 Bela torcedora na partida entre Suíça e Argentina no Itaquerão, em São Paulo (Ricardo Corrêa/VEJA)
18/59 Torcedores da Costa Rica vibram durante o jogo contra a Inglaterra no Mineirão, em Belo Horizonte (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
19/59 Torcedores na partida entre Costa Rica e Inglaterra, em Belo Horizonte (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
20/59 Bela torcedora camaronesa na partida contra o Brasil, no estádio Mané Garrincha, em Brasíilia (Clive Brunskill/Getty Images/Getty Images)
21/59 Torcedora da Coreia do Sul durante o jogo contra a Bélgica no Itaquerão, em São Paulo (Renato Pizzutto/VEJA)
22/59 Torcedora aguarda o início da partida entre Portugal e Gana no Mané Garrincha, em Brasília` (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
23/59 Torcedora do México durante a Copa do Mundo (Reuters/VEJA)
24/59 Torcedora da Holanda aguarda o início do jogo contra a Espanha, na Arena Fonte Nova em Salvador (Antonio Milena/VEJA)
25/59 Torcedora brasileira aguarda o início do jogo contra Camarões no Mané Garrincha, em Brasília (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
26/59 Torcedora brasileira aguarda o início do jogo contra Camarões no Mané Garrincha, em Brasília (Antonio Milena/VEJA)
27/59 Torcedora do Equador durante a Copa do Mundo (Reuters/VEJA)
28/59 Torcedora brasileira aguarda o início do jogo contra Camarões no Mané Garrincha, em Brasília (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
29/59 Torcedora da Itália na chegada para a partida contra o Uruguai, na Arena das Dunas, em Natal (Alexandre Battibugli/VEJA)
30/59 Torcedoras da Bósnia aguardam o início do jogo contra a Argentina no Maracanã, no Rio (Paulo Vitale/VEJA)
31/59 Torcedora aguarda o início da partida entre Portugal e Gana no Mané Garrincha, em Brasília (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
32/59 Torcedora pinta a bandeira da Coreia do Sul no rosto para partida contra a Rússia na Arena Pantanal, em Cuiabá (Eddie Keogh/Reuters/Reuters)
33/59 Torcedores da Holanda chegam no Itaquerão para o jogo contra o Chile, em São Paulo (Roberto Setton/VEJA)
34/59 Torcedores da Holanda chegam no Itaquerão para o jogo contra o Chile, em São Paulo (Roberto Setton/VEJA)
35/59 Torcedora do Irã no jogo contra a Argentina no Mineirão, em Belo Horizonte (Ricardo Corrêa/VEJA)
36/59 Torcedora brasileira durante o jogo contra Camarões no Mané Garrincha, em Brasília (Alexandre Battibugli/VEJA)
37/59 Torcedora na partida entre Costa Rica e Itália durante a Copa do Mundo (Reuters/VEJA)
38/59 Argentinos comparecem no Mineirão para o jogo contra o Irã, em Belo Horizonte (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
39/59 Torcedoras do Uruguai aguardam o início do jogo contra a Inglaterra no Itaquerão, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
40/59 Torcida mexicana fez muito barulho e roubou a cena do público cearense no empate entre Brasil e México, no Castelão (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
41/59 Torcida mexicana fez muito barulho e roubou a cena do público cearense no empate entre Brasil e México, no Castelão (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
42/59 Torcida mexicana fez muito barulho e roubou a cena do público cearense no empate entre Brasil e México, no Castelão (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
43/59 Torcedora do Brasil durante o jogo contra o México em Fortaleza (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
44/59 Torcedora do México durante o jogo contra o Brasil no Castelão, em Fortaleza (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
45/59 Torcedora brasileira aguarda início do jogo contra o México no Castelão, em Fortaleza (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
46/59 Torcedora chega para a abertura da Copa no Itaquerão, em São Paulo (Antonio Milena/VEJA)
47/59 Torcedora de Honduras na partida contra a Suíça, na Arena Amazônia, em Manaus (Michael Dalder/Reuters/Reuters)
48/59 Torcedora brasileira aguarda início do jogo contra o México no Castelão, em Fortaleza (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
49/59 Torcedoras do México posam para foto em frente ao Castelão, em Fortaleza (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
50/59 Torcedores da Itália antes do jogo contra a Inglaterra, em Manaus (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
51/59 Torcedora vibra com a abertura da Copa do Mundo no Itaquerão, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
52/59 Torcedora brasileira aguarda início do jogo contra o México no Castelão, em Fortaleza (Alexandre Battibugli/VEJA)
53/59 Torcedoras brasileiras durante o jogo contra o México no Castelão, em Fortaleza (Alexandre Battibugli/VEJA)
54/59 Torcedora pinta o rosto com as cores da bandeira do México antes do jogo contra o Brasil no Mineirão, em Belo Horizonte (Antonio Milena/VEJA)
55/59 Torcedora do México segura bandeira do país antes do jogo contra o Brasil no Mineirão, em Belo Horizonte (Antonio Milena/VEJA)
56/59 Torcedora da Alemanha antes do jogo contra Portugal na Arena Fonte Nova, em Salvador (Antonio Milena/VEJA)
57/59 Torcedora de Portugal aguarda o início da partida contra a Alemanha na Arena Fonte Nova, em Salvador (Antonio Milena/VEJA)
58/59 Clima de Copa no Pelourinho em Salvador (BA) (Antonio Milena/VEJA)
59/59 Torcedora do Uruguai aguarda o início do jogo contra a Inglaterra no Itaquerão, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
1/13 Torcida argentina aguarda o início do jogo contra a Suiça no Itaquerão, em São Paulo (Clive Rose/Getty Images/VEJA)
2/13 Torcedores chegam para acompanhar partida entre Suíça e Argentina, no Estádio Itaquera, em São Paulo (Eddie Keogh/Reuters/VEJA)
3/13 Torcedores da Suíça chegam para a partida contra a Argentina, no estádio Itaquera, em São Paulo (Kai Pfaffenbach/Reuters/VEJA)
4/13 Argentinos chegam ao Itaquerão para o jogo contra a Suiça, em São Paulo (Nelson Almeida/AFP/VEJA)
5/13 Torcedoras da Suiça chegam para o jogo contra a Argentina no Itaquerão, em São Paulo (Eddie Keogh/Reuters/VEJA)
6/13 Torcedora da Argentina aguarda o início do jogo contra a Suiça no Itaquerão, em São Paulo (Kai Pfaffenbach/Reuters/VEJA)
7/13 Torcedora argentina acompanha partida contra a Suíça, no estádio Itaquera, em São Paulo (Emiliano Lasalvia/AFP/VEJA)
8/13 Torcedoras da Argentina chegam para o jogo contra a Suiça no Itaquerão, em São Paulo (Nelson Almeida/AFP/VEJA)
9/13 Torcedores da Suíça chegam para a partida contra a Argentina, no estádio Itaquera, em São Paulo (Paul Hanna/Reuters/VEJA)
10/13 Torcedora da Argentina chega para a partida contra a Suíça, no estádio Itaquera, em São Paulo (Pilar Olivares/Reuters/VEJA)
11/13 Torcedores chegam para acompanhar partida entre Suíça e Argentina, no Estádio Itaquera, em São Paulo (Ivan Alvarado/Reuters/VEJA)
12/13 Torcedores chegam para acompanhar partida entre Suíça e Argentina, no Estádio Itaquera, em São Paulo (Valentin Flauraud/EFE/VEJA)
13/13 Torcedora da Argentina chega para a partida contra a Suíça, no estádio Itaquera, em São Paulo (Chico Ferreira/Reuters/VEJA)
COMO FAZER O DOWNLOAD DAS REVISTAS – Para quem já é assinante de VEJA para tablets e iPhone, nada muda. Para os outros, basta baixar o aplicativo de VEJA ou acessar o IBA , a banca digital da Editora Abril.
Continua após a publicidade