Publicidade
Publicidade

Caio Henrique, Bento, Pepê… os candidatos a surpresa na convocação de Diniz

Treinador da seleção brasileira faz primeira convocação nesta sexta-feira, 18, e novos nomes podem aparecer

Fernando Diniz divulgará nesta sexta-feira, 18, às 14 horas, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, sua primeira lista de convocados para a seleção brasileira. As escolhas do treinador, que segue no comando do Fluminense, atraem expectativa e podem incluir algumas novidades e surpresas.

Publicidade

Para aquecer a primeira convocação de Diniz para os duelos contra Bolívia e Peru, nos dias 8 e 12 de setembro, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 206, PLACAR elencou alguns candidatos. Confira:

Fábio

Fábio em um dos raros registraos pela seleção brasileira - CBF/Divulgação
Fábio em um dos raros registros pela seleção brasileira – CBF/Divulgação

Titular absoluto com o treinador, os dois já trocaram elogios públicos. Em uma entrevista coletiva em abril, Diniz exaltou a rápida adaptação do veterano ao jogo com os pés: “parece que ele faz isso a vida toda. Fábio é um gênio”. O histórico goleiro de 42 anos fez somente três jogos pela seleção na carreira, apesar de estar presente nos elencos da Copa das Confederações, em 2003, e na conquista do título da Copa América, em 2004. Em entrevista à PLACAR de agosto, Fábio disse ter faltado critério nas convocações, mas que não guarda mágoa pelo esquecimento.

Publicidade

Paulo Henrique Ganso

Paulo Henrique Ganso, do Fluminense
Paulo Henrique Ganso, do Fluminense

Engrenagem quase essencial do Fluminense de Diniz, o “Maestro” pode voltar a vestir a amarelinha. Jogador de bom passe e visão de jogo qualificada, o meia de  33 anos já recebeu elogios públicos do técnico, como quando foi apresentado à seleção: “Se o Ganso estiver entre os melhores, vai ser convocado”.

Da parte do atleta, a expectativa também existe. Ao programa Boleiragem, do SporTV, Ganso disse: “Expectativa é grande, óbvio. Estou ali no dia a dia com ele, conheço há um tempo. Ele que é o treinador. Vai ficar ao critério dele, não adianta a gente chegar e falar.” O atleta, no entanto, não atravessa sua melhor fase nas Laranjeiras.

Pepê

Pepê, jogador do Porto - Carlos Costa/AFP
Pepê, jogador do Porto – Carlos Costa/AFP

Revelado pelo Grêmio como um ponta, Pepê chegou ao Porto e se adaptou à posição de lateral-direito. Destaque do time português na última temporada e prestigiado para esta, pode se aproveitar da carência na posição para receber a primeira chance de Fernando Diniz.

Publicidade

Em recente declaração em coletiva de imprensa, Sergio Conceição, técnico do Porto, falou sobre: “Se eu fosse o treinador da seleção brasileira, o Pepê seria o meu lateral direito. O Pepê, para mim, além de ser um jogador versátil, é muito inteligente. Tem caraterísticas únicas. É muito forte tecnicamente, é muito rápido, e associa a inteligência a todas essas caraterísticas. Isso faz com que ele seja um jogador excepcional.”

Caio Henrique

Caio Henrique em ação pelo Monaco - Jeff Pachoud/ AFP
Caio Henrique em ação pelo Monaco – Jeff Pachoud/ AFP

Utilizado por Diniz como lateral-esquerdo em 2019, Caio se destacou na função e passou a brilhar. Atualmente no Monaco, o atleta de 26 anos é um dos grandes nomes da posição e tem seu nome ligado ao Brasil há algumas vésperas de convocação.

Em entrevista à Gazeta Esportiva, em 2021, Caio falou com carinho sobre o técnico: “Tive alguns bons, mas não como ele. O Diniz antes de tudo se importa com o lado humano do jogador, tenta resgatar a confiança e extrair o máximo de cada um. E foi isso o que aconteceu comigo, acreditou em mim e resgatou em mim a confiança e vontade de jogar futebol.”

Zé Rafael

Palmeiras, de Zé Rafael, pode já faturar a taça -
Zé Rafael se tornou primeiro volante no Palmeiras

Praticamente unânime entre palmeirenses, o volante Zé Rafael é mais um que pode pintar na lista. Antigo meia de valências ofensivas, se tornou o primeiro volante essencial da era vitoriosa alviverde.

Em entrevista após compromisso pela Libertadores de 2023, Zé Rafael, de 30 anos, tratou com cautela uma possível convocação. “Eu sou bem tranquilo nessa parte. Vem com tempo e com consistência de trabalho. Para mim, é tudo muito novo nessa função, mas sei que posso evoluir ainda mais.”

Adryelson

Líder, Botafogo sai perdendo na Vila e arranca empate do Santos na marra - Foto: Vítor Silva / Botafogo
Adryelson, zagueiro botafoguense – Vítor Silva/Botafogo

Xerife do líder Botafogo, o zagueiro de 25 anos é mais um nome que pode pintar e representar o Brasil. Nas graças da torcida botafoguense, é peça importante do time que tem a defesa menos vazada do Brasileirão. Tendo em vista a lesão de Eder Militão, há uma vaga aberta no setor.

Bento

Bento, goleiro do Furacão – Divulgação / Athletico

Ainda que a posição seja bem servida, a possibilidade de um jovem goleiro anima a torcida. Entre as possibilidades, maior destaque para Bento, do Athletico Paranaense. Aos 24 anos, pode ser um nome para o futuro e ter sua primeira chance com Diniz.

Em entrevista após uma partida pela Copa do Brasil, Bento elogiou Fernando Diniz. “O Diniz merece, tem muita qualidade. Como conhece bem o futebol brasileiro, quem sabe surja mais chances para quem joga aqui.”

Publicidade