Cade exige venda do Fox Sports para aprovar fusão de Fox e Disney
Disney comprou os ativos da Twenty-First Century Fox, mas terá de abrir mão do canal esportivo do grupo no Brasil
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta quarta-feira, 27, a compra de ativos da Twenty-First Century Fox pela Disney, mas definiu como condição a obrigatoriedade da venda do canal Fox Sports, entre outras restrições.
O tribunal do Cade decidiu pela aplicação das condições por entender que a fusão dos negócios das empresas “gera preocupações concorrenciais no mercado de canais esportivos de TV por assinatura”.
A Disney já controla a ESPN e, atualmente, há apenas um rival de grande audiência capaz de competir com esses canais, a SporTV, da GloboSat, afirmou o Cade.
O pacote de ativos a ser vendido inclui todos os direitos de transmissão de eventos esportivos da Fox Sports, como a Copa Libertadores, todos os contratos com operadoras de TV por assinatura, imóveis e equipamentos de transmissão. O Cade não informou o prazo para que a Disney realize a venda.
A Disney anunciou a compra da Fox em dezembro do ano passado em um negócio avaliado em mais de 50 bilhões de dólares (cerca de 187 bilhões de reais).