Publicidade
Publicidade

Brasileiro abandona clube ucraniano por conflito armado

Ramon Lopes e outros dois companheiros do Volyn Lutsk deixaram o país

O brasileiro Ramon Lopes e dois companheiros estrangeiros abandonaram o clube Volyn Lutsk, da primeira divisão do futebol ucraniano, nesta sexta-feira, devido à instabilidade política do país. De acordo com informações da agência de notícias ITAR-TASS, além do meio-campista brasileiro, o romeno Eric Bicfalvi e o nigeriano Michel Babatunde também deixaram o clube.

Publicidade

Leia também:

​Após queda de avião, brasileiros se negam a retornar à Ucrânia. Clube faz ameaças

EUA e Austrália pressionam Rússia para ter acesso ao avião abatido​

EUA acusam Rússia de disparar contra a Ucrânia

Continua após a publicidade

Este é o mais recente episódio de uma série de deserções de jogadores estrangeiros que se negam a voltar à Ucrânia, mergulhada em um conflito armado com os separatistas pró-russos do leste do país. Na segunda-feira, cinco atletas brasileiros – Alex Teixeira, Fred, Dentinho, Douglas Costa e Ismaily – e o argentino Facundo Ferreyra se negaram a voltar ao Shakhtar Donetsk, assustados com a derrubada do avião da Malaysia Airlines, na semana passada. Os argentinos Alejandro Gomez, Jonathan Cristaldo e Jose Sosa também abandonaram o Metalist nesta semana.

No meio da semana, o técnico do Shakhtar, Mircea Lucescu, acusou os atletas brasileiros de estarem descumprindo seus contratos e usando o conflito como desculpa para serem negociados, por influência do empresário iraniano Kia Joorabchian – o mesmo que trabalhou no Corinthians durante a gestão da MSI. Os jogadores, então, se defenderam: “Nossa decisão não partiu de terceiros, procuradores, ou qualquer outra pessoa”, escreveu o atacante Dentinho em um comunicado.

Publicidade

Dentinho, Alex Teixeira e Douglas Costa explicam o porquê da não apresentação ao Shakhtar Os… http://t.co/FYfQ3Qwsgl

– Dentinho (@mlkdentinho) 21 julho 2014

“Não temos nenhum problema com o clube. Sempre nos apresentamos em outras temporadas, dentro das datas, respeitando rigorosamente o que havia sido combinado com os dirigentes. Porém, desta vez, em virtude dos conflitos no país, estamos com medo e não queremos colocar em risco a vida dos nossos familiares e as nossas também”, completou o ex-atacante do Corinthians. O meio-campista Fred, no entanto, retornou ao clube quinta-feira.

(Com agência AFP)

Continua após a publicidade

Publicidade