O campeonato é brasileiro, mas é o Nordeste quem tem um lugar especial nesta Série A. Pela primeira vez em 23 edições de pontos corridos, cinco times da região estão simultaneamente na disputa. Bahia, Vitória e Fortaleza não só garantiram suas permanências como ainda ganharam a companhia de Ceará e Sport, vindos da Segunda Divisão, para estabelecerem o novo recorde.

Esta matéria está disponível na edição 1.521 de PLACAR à venda nas bancas de todo o Brasil e também na loja oficial no Mercado Livre.

Capa da edição 1521, o guia do Brasileirão Betano - PLACAR

PLACAR

Dentre os times nordestinos, o Bahia é quem tem mais participações totais: 12. O Fortaleza, habitué de 2019 para cá, soma o maior número de edições consecutivas: seis. Um retrato mais aprofundado mostra que, além das SAFs endinheiras criadas nesses dois times nos últimos a nos , as gestões profissionais serviram de espelho para outros em um mercado grande e inegavelmente apaixonado por futebol — Ceará x América-MG teve o segundo maior público do Brasil em 2024, com 63.908 pagantes, na Arena Castelão.

A gestão sustentável foi incrementada pela consolidação da Copa do Nordeste, começando a ser disputada já no primeiro semestre. Disputada ininterruptamente desde 2013, a competição, hoje com oito clubes divididos em dois grupos, virou um laboratório ainda mais forte que os Estaduais e forma de preparação para o alto nível do Brasileirão Betano. Tanto que o Sampaio Corrêa, então na Série B, em 2018, foi o último intruso na festa de Fortaleza, Ceará e Bahia nos anos seguintes.

times do Nordeste, Brasileirão 2025 - PLACAR