Brasil derrota Itália e avança em 1º à final do Grand Prix de vôlei feminino
Na fase final, que será disputada nos EUA, entre os dias 22 e 26 de julho, seis seleções se enfrentam no formato todos contra todos
A Seleção Brasileira feminina avançou à fase final do Grand Prix Feminino com a melhor colocação do grupo de elite da competição. O posto mais alto veio após a vitória deste sábado sobre a Itália, em plena Catânia, na região da Sicília, por arrasadores 3 sets a 0, com parciais de 25/17, 26/24 e 27/17. A etapa decisiva do torneio ainda reunirá China (2 ), Estados Unidos (3 ), Itália (4 ), Rússia (5 ) e Japão (6 ) em Omaha, Nebraska, nos Estados Unidos, entre 22 e 26 de julho.
Em Catânia, última etapa antes da fase decisiva do Grand Prix, o Brasil venceu Rússia, Bélgica e Itália por 3 sets a 0 e terminou líder do Grupo G, com nove pontos. Contando todas as seleções, a equipe verde e amarela somou 27 unidades, contra 26 da China, segunda colocada.
Na partida deste sábado, a central Juciely confirmou a ótima fase e foi a maior pontuadora diante das italianas, com 18 acertos, sendo oito de ataque e dez de bloqueio. A ponteira Gabi também se destacou com 13 tentos (nove de ataque, dois de bloqueio e dois de saque). Pelo lado italiano, Lucia Bosetti e Paola Egonu foram as melhores em quadra, com oito pontos cada.
Na fase final, que será disputada nos Estados Unidos, as seis seleções se enfrentam no formato todos contra todos e a campeã será aquela que somar o maior número de vitórias. Atual campeão, o Brasil é o maior campeão do Grand Prix, com dez títulos.
A Seleção Brasileira do Grand Prix seguirá sob o comando do técnico Paulo Coco, uma vez que José Roberto Guimarães orienta a equipe que disputa os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. As duas competições serão encerradas no dia 26 de julho.
Leia mais:
Brasileiras faturam o penta na ginástica rítmica
Medina supera Slater e Fanning e avança às quartas na África do Sul
(Com Gazeta Press)