Athletico Paranaense: mudança de escudo, camisa e nome divide torcedores
Clube anunciou novidades bastante significativas em sua identidade visual, na véspera da decisão da Sul-Americana, nesta quarta-feira, na Arena da Baixada
Um dia antes de uma das partidas mais importantes da sua história, o Atlético Paranaense anunciou mudanças drásticas em sua identidade visual no começo da noite desta terça-feira, 11. O clube mudou escudo, padrão do uniforme e até mesmo o seu nome, ao incluir a letra “H” – voltou a ser Club Athletico Paranaense, como era na época fundação do time, em 1924. As modificações causaram polêmica entre torcedores do clube e gerou memes entre os rivais.
A estreia dos novos uniformes e marca deve acontecer apenas em 2019. Nesta quarta-feira, 12, o time deve seguir com a camisa em listras verticais em preto e vermelho, na grande decisão da Copa Sul-Americana, diante do Junior Barranquilla, na Arena da Baixada. Se vencer, após o empate por 1 a 1 no jogo de ida, o Athletico conquistará seu primeiro título internacional da história.
A diretoria do clube também anunciou uma mudança no mascote, que era representado por um furacão. Agora o Atlhetico contará com a “família Furacão”, composta por marido, esposa, dois filhos e um animalzinho de estimação, um cachorro chamado “fura-cão”.
O presidente do clube, Mário Celso Petraglia, já havia avisado sobre seus planos de modernização da identidade visual do clube, seguindo passos de clubes europeus como Juventus e Manchester City. Sua ideia inicial era chamar o clube apenas de “Paranaense”, forma como o clube é conhecido na América do Sul, e para não mais confundir com o Atlético “mais famoso”, o Mineiro. A solução encontrada, no entanto, foi voltar às origens e incluir o H.
Segundo Petraglia, o projeto de design foi produzido por “empresas especializadas”. Em entrevista recente à ESPN Brasil, o dirigente assumiu que vem recebendo críticas, mas se defendeu. “Há alguns anos, decidi não disputar o Estadual, muita gente reclamou e hoje me dão razão”, concluiu.
De fato, após a oficialização das mudanças, a ampla maioria dos comentários nas redes sociais oficiais do clube foi negativa. Diversos memes foram criados, inclusive comparando o novo escudo, um furacão estilizado, ao logo da montadora japonesa Honda e a um apito. Em contrapartida, alguns torcedores do clube defenderam a mudança e acreditam se tratar de uma evolução.