Um dia depois de o Palmeiras anunciar que não mandará mais seus jogos no Allianz Parque até que haja uma melhoria nas condições do gramado artificial, a Real Arenas, empresa da WTorre responsável por gerir o estádio, anunciou nesta segunda-feira, 29, que fará a troca de composto termoplástico.
A Real Arena informou, em nota, que pediu à Soccer Grass, empresa responsável pela instalação do gramado, a “troca integral e imediata do composto termoplástico, para que voltemos a ter, no menor prazo possível, o melhor campo do futebol brasileiro”. A WTorre informou que gastou 10 milhões de reais para instalar o gramado, que acabou se desgastando mais do que o previsto em razão das “altas temperaturas e poluição”.
A Soccer Grass também se manifestou nesta tarde e informou que já “iniciou as tratativas com as fabricantes do produto e do sistema, frise-se, indústrias de renome e reconhecimento mundial, a fim de que possam fazer as respectivas análises técnicas, prestem os devidos esclarecimentos e, naturalmente, procedam a troca do referido produto nos campos em que o mesmo não estiver mantendo suas características originais de fábrica.”
A situação chegou a um ponto insustentável após o triunfo por 2 a 1 sobre o Santos no último domingo, 28. Foi possível ver pedaços do composto termoplástico derretidos na sola das chuteiras dos atletas. “Nós precisamos com urgência que troquem o gramado sintético e troquem por um outro do mesmo nível de quando eu cheguei aqui”, disse o técnico Abel Ferreira.
“Está faltando manutenção. O Palmeiras já tem muitos adversários, temos que resolver internamente e tem que ser o melhor para o Palmeiras. Não mudo uma vírgula do que disse há mais de um mês. Só tem uma opção: um sintético novo. Me disseram que leva 30 dias para a película entrar. Se tiver manutenção, vai ter que tirar tudo. Se tiver reunião, gostaria de participar para levar tudo o que meus jogadores têm a dizer”, concluiu o português.
O clássico terminou com uma lesão do meia Giuliano, do Peixe, que entrou no intervalo da partida e precisou ainda ser substituído na sequência. O tema também foi pauta na coletiva do técnico Fábio Carille: “A partir do momento em que a própria equipe da casa reclama… o Abel reclama. O gramado está ralo, parece algo para o futsal”.
Na sequência, em nota oficial, o Palmeiras informou que não jogará mais no estádio até que aconteça a manutenção. O clube também ausentou qualquer problema pelo fator do piso ser sintético. Além dos compromissos do Palmeiras, o Allianz Parque também tem uma agenda completa de shows. As próximas atrações são:
Twice (06 e 07 de fevereiro)
I Wanna be Tour (02 de março)
Luis Miguel (23 de março)
SPC (05 e 06 de abril)
Jonas Brothers (16 de abril)
Soweto (19 e 20 de abril)
Em agosto de 2023, na edição 1502, PLACAR tentou entender a polêmica por trás da grama artificial no futebol brasileiro e comparou a alternativa junto ao gramado natural.





