Publicidade
Publicidade

Após fracassos na Europa, Gerson retorna ao Fla como 2º mais caro do clube

Rubro-negro carioca pagou 15 milhões de euros, com contrato até 2027, pelo retorno do meio-campista de 25 anos, que estava no Olympique de Marselha

Anunciado nesta semana como primeiro reforço para a temporada de 2023, Gerson está de volta ao Flamengo após um ano e meio no Olympique de Marselha, da França. Multicampeão com o clube carioca, o volante de 25 anos teve nova passagem frustrante no futebol europeu, mas nem por isso deixou de interessar o Rubro-Negro, que readquiriu o atleta até 2027 – na segunda transação mais cara da história do clube, levando em conta a taxa de transferência.

Publicidade

Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 9,90/mês. Não perca!

A diretoria do Flamengo vai desembolsar pelo menos 15 milhões de euros (cerca de 86,70 milhões de reais na cotação atual) junto ao Olympique por Gerson. A quantia fica atrás apenas dos 17,5 milhões de euros pagos pelo clube à Inter de Milão por Gabigol, em 2019, e empata com os 15 milhões pagos ao Cruzeiro por Arrascaeta, também em 2019.

O volante havia deixado o clube carioca em junho de 2021 depois de 109 partidas e sete gols marcados. Ele foi um dos protagonistas e peça-chave do elenco então comandado pelo português Jorge Jesus. Com o Fla, foi bicampeão Brasileiro (2019 e 2020) e da Supercopa (2020 e 2021), campeão da Libertadores (2019) e bi campeão Carioca (2020 e 2021).

Publicidade
Gerson em ação pelo Flamengo em 2019
Gerson em ação pelo Flamengo em 2019

Contratado, à época, por 25 milhões de euros e sob grandes expectativas pelo Olympique de Marselha, o jogador revelado pelo Fluminense teve desempenho irregular em uma temporada e meia no futebol francês. 

Ao todo, foram 61 partidas com a equipe e 13 gols marcados. Na temporada 2021/22, atuando em uma função mais adiantada, ele foi titular em 39 das 48 partidas e marcou 11 gols na boa campanha que levou o time de volta à Liga dos Campeões. O desempenho do atleta em sua chegada rendeu elogios do então técnico Jorge Sampaoli, quem o indicou para o Olympique, mas aos poucos passou a ser contestado pela imprensa local, que criticou o brasileiro em partidas de novembro e dezembro pelo Campeonato Francês. 

Gerson e o técnico Jorge Sampaoli, do Olympique de Marselha
Gerson e o técnico Jorge Sampaoli, durante primeira temporada no Olympique de Marselha

Com a troca no comando da equipe na última temporada, o volante perdeu espaço e deu adeus à sequência como titular. Foram apenas 13 partidas e dois gols marcados, e ele chegou a ter desavenças com o técnico Igor Tudor durante um treino.

Publicidade

Revelado pelo Fluminense, o meia já havia passado sem grande destaque por Roma e Fiorentina, entre 2016 e 2019, em sua primeira passagem pelo futebol europeu.

Agora no Flamengo e sob o comando de outro treinador português, Vítor Pereira, Gerson tem a oportunidade de reencontrar o futebol que o fez cair nas graças da torcida Rubro-Negra na primeira passagem e quem sabe retornar à seleção brasileira. 

Publicidade