Após cinco anos, Santos volta ao G4 do Campeonato Brasileiro
Clube não ficava nesta posição desde 2010
O Santos entrou no G4 pela primeira vez no Brasileiro 2015. Mais do que isso, o clube entrou no G4 pela primeira vez em cinco anos. Pela primeira vez desde 2010.
Foram 187 rodadas longe do G4. A última vez que isso aconteceu foi na 31ª rodada do torneio de 2010. Naquele jogo, na Vila Belmiro, o Santos perdeu para o Grêmio Prudente por 2 x 3. Na rodada seguinte, após empate em 1 x 1 com o Internacional no Sul, o time caiu para o quinto lugar e nunca mais voltou desde então.
A vitória de 3 x 1 sobre o Fluminense fez com que a equipe retornasse para o G4 com o quarto lugar do torneio deste ano, na 29ª rodada desta edição.
Em 2010, o Santos terminou o torneio mal e acabou na oitava posição. No começo daquele torneio, como agora, o treinador da equipe era Dorival Júnior, que comandava o time de Neymar e cia., que vencera a Copa do Brasil naquele ano.
Contudo, Dorival foi demitido em setembro, após dar um gelo em Neymar após uma discussão com o jogador. A diretoria santista ficou ao lado do craque e demitiu o treinador, com 65% de aproveitamento no clube e, naquele momento, em quinto lugar após derrota de 2 x 3 para o Corinthians na Vila Belmiro. O clube estava a apenas um ponto do quarto colocado Botafogo, clube que ultrapassou na sequência.