Anderson Silva é ultrapassado por brasileiros e despenca no ranking do UFC
Lutador de 39 anos, suspenso preventivamente por doping, caiu para a 5ª colocação entre os pesos-médios. Jacaré e Lyoto lideram, com Belfort em 3º
A anulação da vitória sobre o americano Nick Diaz pelo uso de doping fez o brasileiro Anderson Silva despencar de vez no ranking do UFC. Depois de perder a liderança entre os pesos-médios para o compatriota Ronaldo Jacaré na semana passada, o atleta de 39 anos foi superado por outros três lutadores, incluindo dois brasileiros, na atualização da lista nesta terça-feira.
Lyoto Machida ganhou pontos e está empatado com Jacaré no topo do ranking. Vitor Belfort também subiu e é o terceiro, à frente do americano Luke Rockhold. O quinto lugar é a pior colocação de Anderson Silva desde que o brasileiro estreou no UFC, em 2006. Os campeões de cada categoria não entram nos rankings de suas próprias divisões – o americano Chris Weidman, que venceu Anderson duas vezes, segue sendo o dono do cinturão dos médios.
Leia também:
UFC Porto Alegre: Pezão é nocauteado em noite de decepções brasileiras
Anderson Silva desabafa: ‘Não sei do que me desculpar’
Anderson Silva é suspenso temporariamente
Anderson Silva, no entanto, se manteve na nona posição do ranking peso-por-peso do UFC, que classifica lutadores de todas as categorias por nível de habilidade e conquistas no MMA e tem o americano Jon Jones como líder. Além de Jacaré e Lyoto nos médios, outros três brasileiros lideram os rankings de suas categorias: Renan Barão (peso-galo), Rafael dos Anjos (peso-leve) e Fabrício Werdum (peso-pesado).
Há duas semanas, foi confirmado que Anderson utilizou três substâncias proibidas – drostanolona, temazepam e oxazepam – antes da vitória contra o americano Nick Diaz no UFC 183. O lutador de 39 anos está suspenso até seu julgamento pela Comissão Atlética do Estado de Nevada (NSAC).
(Da redação)