Alvo do Flamengo: como foi o desempenho de Claudinho na Rússia
Meia de 26 anos é destaque do Zenit desde 2021, quando foi campeão olímpico em Tóquio e deixou o Red Bull Bragantino
O Flamengo segue em busca de reforços para o restante da temporada e agora tem como alvo o meia Claudinho, do Zenit. Especulado no Rubro-Negro, o atleta de 26 anos foi assunto da coletiva de imprensa de Jorge Sampaoli, após vitória sobre o Fortaleza, por 2 a 0, no último sábado, 1º. “Para mim é um jogador de outro nível, superlativo”, comentou o argentino, em tom de elogios.
Os termos oferecidos pelo Flamengo agradam o jogador e o negócio depende apenas da aprovação do Zenit. Nesta segunda, 3, o diretor de futebol Marcos Braz confirmou que há uma negociação aberta. “O interesse pelo Claudinho é verdadeiro. A gente já fez alguns procedimentos em relação a falar com o empresário, entender o empenho que o jogador pode fazer para colaborar. Quanto aos valores, isso é um procedimento normal. O Flamengo vai tentar pagar o menor possível. Vão pedir o que eles acham justo. Natural”, afirmou Braz.
Segundo informações do jornal russo Sport Express, o clube de São Petersburgo deseja negociar o atleta por 30 milhões de euros (156 milhões de reais), valor que ultrapassa muito o que o time brasileiro estaria disposto a pagar, cerca de 18 milhões de euros (94 milhões de reais).
Campeão olímpico com o Brasil nos Jogos de Tóquio, Claudinho trocou o Red Bull Bragantino pelo Zenit em agosto de 2021. Há dois anos na Europa, já renovou seu vínculo até 2027 e teve nacionalidade russa concedida pelo governo do país, com o intuito de ser mantido na equipe mesmo durante a guerra entre Rússia e Ucrânia, que já dura mais de um ano. Em desempenho, tem 60 jogos, 15 gols e 14 assistências (média de 0,48 participações diretas por jogo).
Com a camisa do Zenit, Claudinho conquistou dois títulos do Campeonato Russo, foi campeão da Supercopa Russa e chegou a balançar as redes pela Champions League. Após duas temporadas na Europa, PLACAR elencou números de Claudinho para responder como foi o desempenho do meia durante o período longe do Brasil:
Claudinho estreou pelo Zenit dia 21 de agosto de 2021, duas semana após ser titular contra a Espanha, na final do futebol nas Olimpíadas de Tóquio. Apresentado com a camisa 11 e com confiança, não demorou a conquistar a titularidade.
Articulador ofensivo e criativo, atuou a maior parte das vezes como um homem que partia da esquerda para o centro no ataque. Entrosado com Malcom, brasileiro também em alta na Rússia, conduziu o trabalho ofensivo do Zenit e foi peça importante nos títulos nacionais das temporadas 2021/22 e 2022/23. Individualmente, se destacou pelos passes para finalização: 2,1 por jogo, segundo o Sofascore.
Dois dos grandes momentos da passagem aconteceram na Liga dos Campeões, quando o meia deixou sua marca na maior competição de clubes do mundo. Claudinho fez gols contra o Malmo e contra o Chelsea, na fase de grupos da Champions de 2021/22.
BRILHA, CLAUDINHO! 🔥🇧🇷
Nesse jogão que você vê na @HBOMaxBR (https://t.co/FAsF3HorbJ) e na @TNTbr, o brasileiro aproveitou o cruzamento e deixou tudo igual na partida com o Chelsea! #CasaDaChampions #HBOMax
.
🎙️: @LFFreitas pic.twitter.com/Y1LqTbGcmI— TNT Sports BR (@TNTSportsBR) December 8, 2021
Além dos títulos do Campeonato Russo, Claudinho também conquistou a Supercopa Russa de 2022. O meia também tem prestígio individual e foi eleito por jogadores o melhor da liga russa de 2021/22.
Em pré-temporada com o Zenit, tem mais uma edição da competição marcada para dia 15 deste mês, contra o CSKA Moscou. Participou de um amistoso contra o Neftçi Baku, de Azerbaijão, no último sábado, 1º, e foi autor de um dos gols na vitória por 3 a 1.