Publicidade
Publicidade

Al Ahly: rival do Real já jogou 7 Mundiais e foi eleito ‘clube do século’

Clube egípcio é o maior campeão da Liga dos Campeões da CAF e já derrotou o Palmeiras de Abel Ferreira em 2020

O Al Ahly enfrenta o Real Madrid nesta quarta-feira, 8, às 16h (de Brasília), no Estádio Príncipe Moulay Abdellah, em Rabat, pela semifinal do Mundial de Clubes da Fifa querendo repetir a zebra que passeou no Marrocos na eliminação do Flamengo para o Al-Hilal e assim chegar pela primeira vez na decisão do torneio. O clube egípcio é o maior vencedor da Liga dos Campeões Africana, o que faz dele o segundo time que mais vezes disputou o torneio da Fifa. 

Publicidade

Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 9,90/mês. Não perca!

A equipe da cidade do Cairo, que herdou a vaga do país-sede já que o campeão marroquino, Wydad Casablanca, é o atual campeão da Liga dos Campeões da África, chega para o confronto contra o atual campeão da Champions de duas vitórias. No play-off, venceu o Auckland City, da Nova Zelândia, por 3 a 0, e pelas quartas de final despachou o Seattle Sounders, dos EUA, por 1 a 0. 

Histórico de peso

Fundado em 1907, o Al Ahly é um dos clubes mais populares do mundo e o maior do continente africano. Tanto em quantidade de títulos quanto de torcida. Já conquistou 42 vezes o Campeonato Egípcio e 37 a Copa do Egito – seu principal rival, o Zamalek, com quem faz o ‘Dérbi do Cairo’, por exemplo, conquistou 14 vezes. 

Publicidade

Curiosamente, é o segundo time de futebol com mais títulos internacionais do mundo, só atrás do Real Madrid- são 27 dos espanhóis contra 24 dos egípcios. Tamanha conquistas, em 2021, o clube precisou expandir as prateleiras da sala de troféus 

Os números superlativos não se restringem apenas aos títulos. Estima-se que o clube tenha uma das maiores torcidas do mundo, algo em torno de 35 milhões de adeptos, semelhante aos números de Flamengo e Corinthians. Não à toa, em 2000, foi eleito pela Confederação Africana de Futebol (CAF) como o “clube do século”. 

Fanática torcida do Al Ahly é uma das maiores do mundo
Fanática torcida do Al Ahly é uma das maiores do mundo

Participação em Mundiais

Contando com a atual edição, são oito participações no torneio desde que o atual formato foi implementado, em 2005. Esteve presente nos anos de 2005, 2006, 2008, 2012, 2013, 2021, 2022 e 2023, mas jamais chegou à decisão. À frente dele, apenas o Auckland City, da Nova Zelândia, que disputou em dez edições. 

Publicidade

O Al Ahly já esteve no caminho de clubes brasileiros em três edições. Em 2006, perdeu a semifinal para o Internacional de Fernandão. Um novo encontro só ocorreu em 2020. Na ocasião, os egípcios frustraram o Palmeiras na disputa de pênaltis e ficaram com o terceiro lugar. Em 2021, novamente o clube enfrentou o Palmeiras, mas dessa vez, pela semifinal, foi eliminado por 2 a 0. 

Felipe Melo, do Palmeiras, em disputa de bola com Walter Bwalya, do Al Ahly, pela disputa do terceiro lugar no Mundial de Clubes
Palmeiras perdeu nos pênaltis para o Al Ahly no Mundial de 2020

Destaques

O atual elenco do Al Ahly é formado principalmente por jogadores egípcios, entre eles alguns jogadores da seleção do país, como o caso do goleiro El Shenawy, o lateral Akram Tawfik, o meia Afsha e dos atacantes Taher Mohamed e Mohamed Sherif. 

Um dos principais nomes do time é o atacante sul africano Percy Tau, que teve passagens pelo Brugge, da Bélgica, e Brighton, da Inglaterra. Pela equipe egípcia, são 41 jogos e 11 gols marcados. 

Desde setembro do ano passado, a equipe é comandada pelo técnico suíço Marcel Koller, ex-treinador da seleção da Áustria entre 2011 e 2017. 

Percy Tau comemora o gol da equipe egípcia sobre o Auckland City no Mundial de Clubes
Percy Tau comemora o gol do Al Ahly sobre o Auckland City no Mundial de Clubes
Publicidade