Publicidade
Publicidade

A democracia no tênis

Lula disse que o esporte era coisa de burguês. Mas olha esses meninos…

Em 2010, o então presidente Luis Inácio Lula da Silva causou rebuliço dentro e fora dos meios esportivos com uma afirmação dada a um menino em visita a um complexo esportivo do Rio de Janeiro. O garoto reclamava que não podia jogar tênis, já que não havia quadra ali. De pronto, Lula disparou: “Tênis é esporte de burguesia”.

Publicidade

Uma iniciativa de um ex-boleiro e hoje jogador amador de tênis vem mostrando que Lula deu uma bola fora ao desestimular o menino. Aldo Brandão de Castro, conhecido nos círculos tenistas como Batata, resolveu bancar por conta própria aulas para crianças de bairros pobres de São Paulo. O projeto, batizado de Oportunidade, já descobriu e alçou talentos para fora do país. Neste sábado, ele reuniu duzentos meninos de 10 a 21 anos em um campeonato sediado em sua academia, no Portal do Morumbi, Zona Sul da capital. Essa garotada faz bico como pegadora de bolinhas em clubes da cidade.

A propósito do assunto, o governador Geraldo Alckmin, que compareceu ao evento, disse: “São Paulo está quebrando esse paradigma de que tênis é um esporte de elite. Ele é para todos.”

Publicidade

(Da redação)

https://www.youtube.com/watch?v=-JXkiJx4vdY
https://www.youtube.com/watch?v=PvLomycFA78

Continua após a publicidade

Publicidade