A seleção brasileira enfrenta Senegal, neste sábado, 15, às 13h (de Brasília), no Emirates Stadium, em Londres, em amistoso. Em busca da primeira vitória contra a seleção senegalesa na história, o Brasil terá pela frente um time qualificado, que conta ainda com o reforço de Ibrahim Mbaye, maior promessa do PSG na atualidade.

Aos 17 anos, Mbaye já ganhou espaço entre os profissionais do time de Paris e, agora, pode estrear pelo time nacional que escolheu. Isso, pois, após período de suspense, o atacante optou por atuar pela seleção principal do país em que seu pai nasceu e foi convocado para esta Data Fifa.

Mbaye tem ganhado espaço no PSG profissional – Divulgação / PSG

Natural de Trappes, região metropolitana de Paris, o jovem é filho de pai senegalês e mãe marroquina. No entanto, com passagem pela base da seleção francesa, fez a escolha de defender Marrocos, em decisão que surpreendeu a Federação Francesa e reforçou um movimento cada vez mais frequente: o retorno das novas gerações afro-europeias às origens da família.

A decisão de jogar por Senegal foi confirmada no início de novembro, após conversas com o técnico Pape Thiaw e com a própria federação senegalesa. Segundo a imprensa francesa, o jovem teria sido convencido pela família paterna, que vive em Dakar, e pela possibilidade de disputar a Copa Africana de Nações ainda em 2026.

Maior promessa da base do PSG

Formado nas categorias de base do PSG desde os 10 anos, Mbaye venceu Les Titis d’Or de 2024, tradicional prêmio dado pelo clube ao jogador mais promissor do ano. Estreou como profissional em agosto de 2024, aos 16 anos e 6 meses, na vitória por 4 a 1 sobre o Le Havre, o que o fez o mais jovem a começar uma partida de Ligue 1 pelo time.