Vinicius Souza: quem é o brasileiro do Espanyol que se destaca em La Liga
Bancado por Jorge Jesus, volante de 23 anos que pertence ao Grupo City lidera ranking de desarmes do Campeonato Espanhol
Apesar de o Espanyol não fazer boa campanha em La Liga e estar a apenas dois pontos da zona de rebaixamento, um brasileiro consegue se destacar. Dominando o meio-campo do time, Vinicius Souza, de 23 anos, é quem desarmou mais vezes em todo o Campeonato Espanhol, abrindo os olhos de grandes da Europa. Os direitos do jogador são ligados ao Grupo City, conglomerado dos Emirados Árabes que administra vários clubes ao redor do mundo – o principal dele, o inglês Manchester City, além de, mais recentemente, o Bahia no Brasil.
Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 9,90/mês. Não perca!
Nas categorias de base do Flamengo desde 2014, o volante estreou profissionalmente dia 31 de março de 2019, contra o Vasco, pelo Campeonato Carioca. Porém, o garoto, que tinha apenas 19 anos, voltou ao time da base e só recebeu chances no principal com o português Jorge Jesus, que promoveu “Vinicião”, como era chamado na época.
Parte do elenco que ganhou títulos importantes como o Brasileiro e a Libertadores de 2019, acabou vendido para o clube belga Lommel em 2020, por 2,5 milhões de euros (16 milhões de reais à época), mas com a permanência de 40% dos direitos econômicos para o Flamengo.
O time europeu, que pertence ao Grupo City, foi a casa de Vinicius durante a temporada 2020/21, quando fez 19 partidas. Sem grande destaque, foi emprestado para o KV Mechelen, onde ficou durante a temporada 2021/22 e chamou a atenção do Espanyol, que o contratou por empréstimo.
https://twitter.com/footstats/status/1633066965853143040?s=46&t=kXb93Xk7e039wPMZ3UV4tQ
Aos 23 anos e adaptado ao futebol espanhol, fez 22 partidas e 49 desarmes, dominando o ranking do campeonato, segundo o Footstats. De boa estatura – mede 1,87 m -, ele se destaca pela capacidade de ganhar duelos e cobrir uma grande área do campo.
Pelo destaque, teve o nome vinculado ao Atlético de Madri, da Espanha. Em uma possível venda, o Flamengo receberia quantia milionária, tendo em vista a porcentagem dos direitos econômicos e o status de clube formador.